Música
A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras
capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio
da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música
está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e
comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas etc. [...]
A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos,
estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação
social, conferem caráter significativo à linguagem musical.
A música como ferramenta pedagógica na educação infantil
e teve como seu problema entender os aspectos favoráveis que o ensino de música
pode proporcionar às crianças da Educação Infantil, perceber as formas de
interação da música com os demais eixos de trabalho, ou seja, como a música
pode auxiliar em diversas atividades pedagógicas na educação infantil. O
objetivo geral da pesquisa foi analisar as contribuições que o ensino de música
pode proporcionar no desenvolvimento das crianças na educação infantil e a
forma como é usada pelos educadores que atuam nesta faixa etária e como
objetivos específicos: verificar a importância do aprendizado de música na
socialização e aprendizagem, conhecer a dinâmica do ensino de música nas
escolas, perceber as formas de interação da música com os demais eixos de
trabalho nesta fase da escolarização e analisar as contribuições que o ensino
de música pode proporcionar no desenvolvimento das crianças na educação
infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário