Raciocínio Logico: Matemático
As crianças, desde o nascimento, estão imersas em um universo do
qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante. As crianças participam
de uma série de situações envolvendo números, relações entre quantidades,
noções sobre espaço. Utilizando recursos próprios e pouco convencionais, elas
recorrem a contagem e operações para resolver problemas cotidianos, como
conferir figurinhas, marcar e controlar os pontos de um jogo, repartir as balas
entre os amigos, mostrar com os dedos a idade, manipular o dinheiro e operar
com ele etc. Também observam e atuam no espaço ao seu redor e, aos poucos, vão
organizando seus deslocamentos, descobrindo caminhos, estabelecendo sistemas de
referência, identificando posições e comparando distâncias. Essa vivência
inicial favorece a elaboração de conhecimentos matemáticos. Fazer matemática é
expor ideias próprias, escutar as dos outros, formular e comunicar
procedimentos de resolução de problemas, confrontar, argumentar e procurar
validar seu ponto de vista, antecipar resultados de experiências não
realizadas, aceitar erros, buscar dados que faltam para resolver problemas,
entre outras coisas. Dessa forma, as crianças poderão tomar decisões, agindo
como produtoras de conhecimento e não apenas executoras de instruções. Portanto,
o trabalho com a Matemática pode contribuir para a formação de cidadãos
autônomos, capazes de pensar por conta própria, sabendo resolver problemas.
[...]
O trabalho com noções matemáticas na educação infantil atende,
por um lado, às necessidades das próprias crianças de construírem conhecimentos
que incidam nos mais variados domínios do pensamento; por outro, corresponde a
uma necessidade social de instrumentalizá-las melhor para viver, participar e
compreender um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades.
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