sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Estágio - Pedagogia Não-Escolar – 12/09/2016

OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA
Quinto dia de estagio no Portal, neste dia acompanhou a pedagoga na atividade com os alunos. Assim que cheguei ao Portal fui para a sala de Educação Integrada para acompanhar a pedagoga Geovana, ao chegar à sala observo que os alunos estão brincando com os jogos que fica a disposição para eles brincarem.
Os alunos brincam sem nem um tipo de conflito conversam e se divertem muito, neste momento a pedagoga me conta que haverá uma festa de aniversario do Portal e que ela e a turma da Educação Integrada ficaram responsáveis por fazer uma lembrança para todos que vierem prestigiar o Portal, ela me diz que será uma lembrancinha bem simples para não passar em branco a data.






Nem seguida ela pede para todos os alunos se sentarem e comenta do aniversario do Portal ela também solicita que eles pintassem alguns desenhos e recortassem para ela depois colocar uma bala para ser entregue no dia do aniversário do Portal. Me seguida ajudo a pedagoga a distribuir as folha de desenho que há seis desenhos de cupcake para pintar. Pude observar que assim que a professora solicitou que eles pintassem para ela, eles foram logo colorindo sem fazer qualquer tipo de reclamação. Todos eles capricham na pintura e em seguida recortam os desenhos, assim que eles foram terminados a professora liberou para eles lancharem.
 Os alunos trazem lanche de casa e eles lancham na sala mesmo, em seguida eles são liberados para trocar de roupa, pois eles têm aula de judô, assim que todos estão prontos o professor de judô vem buscar eles em sala.
Neste momento fico auxiliando a professora a arrumara a sala, e em seguida ela me mostra a hora que ela fez com os alunos no inicio do projeto sobre alimentação saudável, ela fez uma horta em um pequeno espaço do portal. Na horta em que ela construiu com os alunos tem alface, cebolinha, salsinha e também plantou flores.  Todas as verduras estão plantadas dentro de pneus que ela pintou e ficou muito bonito.
Em seguida ela solicitou que eu ajude a regar a horta. Quando estávamos regamos as verduras e a professora faz um pedido para mim e para minha colega se nos poderíamos ajudá-la pintar mais pneus, para ela plantar mais coisa na horta, e claro que aceitamos em ajudá-la. É muito bom quando estamos em um ambiente acolhedor onde se sentimos bem e ainda podemos contribuir de alguma forma, isto faz com que se sentimos mais pertencente aquele ambiente. E este foi o final do meu quinto dia no Portal um dia muito produtivo e prazeroso.   

A educação Alimentar é essencial e deve basear-se em um processo ativo, assim, a horta escolar passa a ser um espaço alternativo para aquisição de aprendizado sobre alimentação e nutrição, podendo ser considerado um laboratório vivo onde as crianças experimentam diversas experiências, tornando o contato com os alimentos mais atraente e prazeroso, motivando assim o uso de uma alimentação mais nutritiva e saudável (BRASIL, 2005; REIS; SANTOS, 2005 apud SILVEIRA; ANDRADE; GUIMARÃES, 2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário