Primeiro
dia de estágio, ao chegar no portal fui recebida pelo vice-gestor do
portal que conversou comigo e com a
minha colega da faculdade falamos sobre a proposta no nosso estagio ele fez
questão de nos contar a proposta do portal principal objetivo do programa é promover o
protagonismo do jovem, fortalecendo sua trajetória, na busca de melhor
qualidade de vida. O incentivo ao protagonismo se dá pela participação na
gestão dos espaços, por meio dos comitês gestores. Neles, os jovens podem
participar das decisões, escolhendo, por exemplo, quais cursos e atividades são
mais adequados para suas comunidades.
A
administração é feita pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude,
que trabalha em articulação com vários outros órgãos municipais, e com isto
tirar muito jovem das ruas. Em seguida ele nos leva para conhecer o portal, nos
mostra toda a estrutura do portal e também para equipe de funcionários, em
seguida nos apresenta para a Geovana que é a pedagoga responsável pela Educação
Integrada do Portal e que nos iremos observar no estagio. Em seguida ficamos na
sala da Geovana conversando com ela e qual era a sua atuação no portal, ela nos
menciona que ela trabalha com projetos trimestrais com as crianças e que este
projeto é formulado pelo núcleo do portal em que ela participara e auxilia na
elaboração do projeto, nos menciona também que a educação Integrada não é um
espaço de reforço escolar e pelo contrario e um lugar aonde eles desenvolve
projetos, brincam e pratica atividade física. o aluno que estão na educação
integra tem o direto de praticar de até
três atividades físicas, como natação, judô, ballet entre outras atividades
disponível no portal.
Neste
primeiro dia de estagio saio muito feliz, pois fui muito bem recebida por todos
da equipe e principalmente pela pedagoga que é muito simpática e demostra ser
uma excelente profissional.
Como uma
tradição de pensamento e ação, a Pedagogia Social é mais antiga do que a
terminologia Pedagogia Social, antes estudado na sociologia como
Educação Social. Os fundadores da tradição fizeram as perguntas certas, embora
não adotassem o termo. É correto afirmar que desde o princípio, a perspectiva
pedagógico-social se baseava em tentativas de encontrar soluções educacionais
para os problemas sociais. (OTTO apud SOUZA NETO et al, 2009)
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