sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Estágio - Pedagogia Não-Escolar – 29/08/2016

OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA

Primeiro dia de estágio, ao chegar no portal fui recebida pelo vice-gestor do portal  que conversou comigo e com a minha colega da faculdade falamos sobre a proposta no nosso estagio ele fez questão de nos contar a proposta do portal  principal objetivo do programa é promover o protagonismo do jovem, fortalecendo sua trajetória, na busca de melhor qualidade de vida. O incentivo ao protagonismo se dá pela participação na gestão dos espaços, por meio dos comitês gestores. Neles, os jovens podem participar das decisões, escolhendo, por exemplo, quais cursos e atividades são mais adequados para suas comunidades.  
A administração é feita pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, que trabalha em articulação com vários outros órgãos municipais, e com isto tirar muito jovem das ruas. Em seguida ele nos leva para conhecer o portal, nos mostra toda a estrutura do portal e também para equipe de funcionários, em seguida nos apresenta para a Geovana que é a pedagoga responsável pela Educação Integrada do Portal e que nos iremos observar no estagio. Em seguida ficamos na sala da Geovana conversando com ela e qual era a sua atuação no portal, ela nos menciona que ela trabalha com projetos trimestrais com as crianças e que este projeto é formulado pelo núcleo do portal em que ela participara e auxilia na elaboração do projeto, nos menciona também que a educação Integrada não é um espaço de reforço escolar e pelo contrario e um lugar aonde eles desenvolve projetos, brincam e pratica atividade física. o aluno que estão na educação integra tem o direto de praticar  de até três atividades físicas, como natação, judô, ballet entre outras atividades disponível no portal.
Neste primeiro dia de estagio saio muito feliz, pois fui muito bem recebida por todos da equipe e principalmente pela pedagoga que é muito simpática e demostra ser uma excelente profissional.

Como uma tradição de pensamento e ação, a Pedagogia Social é mais antiga do que a terminologia Pedagogia Social, antes estudado na sociologia como Educação Social. Os fundadores da tradição fizeram as perguntas certas, embora não adotassem o termo. É correto afirmar que desde o princípio, a perspectiva pedagógico-social se baseava em tentativas de encontrar soluções educacionais para os problemas sociais. (OTTO apud SOUZA NETO et al, 2009)

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