VISITA AO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO
PARANÁ
Visitamos
o IEPPEP Fomos
recepcionadas pelas coordenadoras do curso de formação de docentes.
O
Instituto desde a sua fundação é referência na formação de alunos normalistas.
O curso de formação de docentes, antigo magistério, passou por diversas
reformulações para se adequar as normas propostas da educação, bem como para
atender as novas necessidades e anseios que permeiam o ambiente escolar.
Assim
como o curso, a estrutura do Instituto também passou por modificações,
incorporando uma sala direcionada ao brincar como forma de se alcançar o
ensino-aprendizagem, chamada de brinquedoteca.
A
visita ao Instituto foi bem significativa, pois possibilitou para quem não fez
magistério como eu conhecer um pouco sobre o curso e um pouco da história de
uma Instituição tida como referência na formação de docentes.
Estágio -
Formação de Profissionais da Educação– 19/05/2017
OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA
Esta
segunda visita ao instituto foi para observar a aula de uma das turmas de
formação de docentes. Assim que obtive o direcionamento para qual sala iria e
me apresentei ao professor, que me recebeu muito bem.
O
professor naquele dia estava dando devolutiva de uma prova, e em seguida iria
aplicar uma prova de recuperação para todos. No inicio da devolutiva o
professor pedi-o para que todos corrigissem com ele a prova para verificar se ele
não havia confundido o gabarito. Ele corrigiu todas as oito perguntadas e havia
uma pergunta que ele havia marcado como errado, mas estava certo, então ele
chamou os alunos por ordem de chama, para arrumar daqueles que ele havia
marcado errado. Assim que ele corrigiu de todos, iniciou uma revisam antes da prova
de recuperação.
A revisão de foi ótima expôs a matéria bem
dinâmica, gostei muito da aula dele, e todos os alunos estavam bem participativos
e a todo o momento faziam perguntas. Assim que o sinal toca o professor pede
para todos guardarem o material para fazer a prova. Assim que a prova começa
todos estavam muito concentrado e a até eu, pois ganhei uma prova kkkkk, meu
Deus que sufoco não se lembrava de nada e é claro que de oito questões acertei
duas que vergonha.
Assim
que toda a turma terminou a prova o professor leu e já foi dizendo quais as
alternativas estava correta. Conforme o professor foi dizendo quais as
alternativas estava correta, observei que grande parte turma tinha ido bem, só
eu que não kkkk. Foi significativo poder ter um contato mesmo que breve, com a
realidade do curso de formação de docentes gostei muito sai muito satisfeita
com o estagio.
Alguns
estudos mostram que o estágio deve ser tratado de forma abrangente, indicando
uma mudança na concepção desse componente curricular, vendo-o como um processo
que deve perpassar a formação do professor como um todo, em sua articulação com
os demais componentes curriculares e, principalmente, buscando construir uma
nova proposta calcada nos princípios de unidade teoria e prática, na tentativa
de superar a dicotomia que sempre caracterizou esse componente no interior do
curso de formação de professores em função da estruturação curricular baseada
em princípios da racionalidade técnica (PIMENTA, LIMA, 2004; SILVA, MIRANDA,
2008; entre outros).
Nenhum comentário:
Postar um comentário