Observação Participativa
DIAS 12, 13, 19,20 DE MAIO E 3, 10, 11,17 DE ABRIL.
A
escola onde foi realizada a Observação participativa foi na Escola Municipal
CEI Professor JC-EIEEF que atende crianças da área sul de Curitiba.
O
espaço físico da instituição encontra- se em reforma, pude verificar em alguns
momentos que tive acesso a escola, e no PPP da instituição verifique que
reforma já ocorre a bastante tempo. No ano de 2015 iniciou uma grande reforma
na estrutura, da a qual esperava-se a quase uma década. Nesta reforma estão
previstas ações de nivelamento do pátio interno pra facilitar a acessibilidade
de estudantes com dificuldades de locomoção. Porém, o mesmo não acontecerá no
prédio que comporta os estudantes de contraturno, sendo necessário adaptar
salas para que o acesso aconteça. Verifique também no PPP consta varias
estrutura na escola com biblioteca, laboratório de informática, sala de vídeo
entre outros.
No
primeiro dia do estagio conheci a Coordenadora Pedagógico-Administrativa, que
me recebeu atenciosamente, e posteriormente me apresentou para pedagoga da
escola, a qual eu iria observar a sua rotina escolar. Já de inicio pude
verificar que meu estagio neste semestre não seria iguais ao outros. Assim que
cheguei à sala, ela me pediu para sentar na cadeira que estava no canto da
sala, e não deu nem uma abertura para diálogo e toda vez que tentava fazer
algum tipo de pergunta ela respondia e não falava mais nada. Senti-me com se
estivesse atrapalhando o trabalho dela, mas fique senta e observando. Verifique
que a todo tempos ela era muito requisitada tanto por professores e alunos.
Devido à escola ser de período integral observei que havia muita falta de
professores, pois a todo o tempo os professores iriam verificar em qual sala
eles iriam ficar. Pude constatar que a falta de alguns profissionais ocorreu em
todo o tempo em que estive na escola. Verifiquei também que esta falta de
profissionais constava no PPP da instituição aonde dizia que rotatividade de
professores é grande, chegando a faltar profissionais, considerando-se uma
escola de difícil provimento.
No
dia seguinte conheci a outra pedagoga da instituição, percebei que ela é mais
acessível para diálogo, mas vi que este dialoga ocorria quando a outra pedagoga
estava fora da sala. Ela me deixou a par das reuniões que iriam acontecer, elas
estavam agendando reunião com os pais. Esta reunião ocorreria com os pais dos
alunos que estavam tendo algum tipo de dificuldade de aprendizagem. Em seguida
observei como ocorrem as reuniões de pais nesta instituição. Os pais
inicialmente chegavam todos na defensiva, mas assim que a conversa ia fluindo
eles acabava saindo disposto a ajudar os filhos e chegavam até dizer que estavam
falhando em não auxiliar na educação dos filhos. Esta reunião ocorria sempre
com a pedagoga e com a professora do aluno, a pedagoga no momento em que a
reunião ocorria já ia registrando tudo o que estava sendo dito e também os encaminhamentos
para médicos que estavam sendo solicitado.
A
maior parte do período de estagio foi observar as reuniões de pais, tentei
aproveitar o máximo que pude, mas não tive nem uma explicação da reunião
ocorrida e nem porque os pais estavam sendo chamado, acabava entendendo quanto à
reunião estava acontecendo.
O
meu estagio foi muito restrito não tive acesso para conhecer a instituição,
tive apenas uma oportunidade quando a pedagoga precisou levar alguns bilhetes
na sala e me chamou para ir junto. Observei que não havia diálogo entre
pedagogas e direção como se os dois trabalhos não fosse interligados. Não
cheguei conhecer pessoalmente a diretora, apenas a vi uma única vez, fazendo um
comunicado com as crianças referentes a um acidente que havia acontecido na
escola. Segue a reportagem do acidente na escola.
2
de mai de 2017 - ...
vergalhão de ferro no Centro de Educação Infantil (CEI) Professor José Cavallin, bairro Sítio Cercado.
... O acidente aconteceu na manhã desta terça-feira (2),
durante a aula de ... De acordo com a secretaria municipal de
Educação, dois ... Prática da capoeira nas escolas ajuda a
combater preconceitos.
Neste
comunicado a diretora fez com os alunos, me chamou muito a atenção à forma como
ela falava com as crianças, ela utilizava palavras de baixo escalão com as
crianças. No inicio do comunicado ela queria que todos ficassem quietos, e
disse para as crianças quem falasse era BURRO, e quando uma criança falou em
seguida ela disse que era fácil de reconhecer um BURRINHO. Eu estava na sala
das pedagogas quando ouvi o comunicado, no momento que a diretora falou isto as
duas pedagogas se olharam e abaixaram a cabeça, verifique que elas ficaram
muito constrangidas. Nem um momento as pedagogas comentaram o acidente, só
soube, pois procurei na internet para compreender o que a pedagoga estava falando.
Devido a este ocorrido planejei um plano de ação para hora do recreio, para as crianças
terem mais segurança e saberem utilizar melhor o espaço da escola.
Através
deste estagio pude perceber a importância do dialogo na instituição, pois a
escola e uma grande equipe e quando uma parte da equipe separa todo o restante
perde. Saio deste estagio muito triste, pois queria ter me envolvido mais com o
trabalho pedagógico, mas ao contrario disto ganhei uma cadeira no canto da sala
para observar. Sem ter a oportunidade de entender o que estava acontecendo
durante o estagio.
Ninguém conseguirá trabalhar em equipe se não aprender a ouvir. Ninguém aprenderá a ouvir se não aprender a se colocar no lugar dos outros.
Augusto Cury
Nenhum comentário:
Postar um comentário