Caracterização do Espaço Escolar
ORGANIZAÇÃO GERAL
ORGANIZAÇÃO GERAL
Nome da Instituição: Escola Municipal
CEIPJ – Educação Infantil e Ensino Fundamental
Endereço: Rua Califórnia , 954 – Sítio
Cercado. NRE/BN
Telefone: (41) 3349 5253
CARACTERIZAÇÃO DA ESTRUTURA FUNCIONAL DA ESCOLA
A Escola Municipal CEI PJ C Educação
Infantil e Ensino Fundamental atende a Educação Básica nas etapas da Educação
Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental com as seguintes
especificações:
§
Educação
Infantil com oferta do Pré-Escolar para crianças na faixa etária de 4 e 5 anos;
atendendo legislação vigente e critérios mínimos para funcionamento.
§
Ensino
Fundamental com oferta de 5 anos iniciais organizados em dois Ciclos, do 1º ao 5º ano, com implantação gradativa da
nova nomenclatura do Ensino Fundamental, obrigatório de 9 anos e adequação e da
idade de ingresso, a partir de 2007, atendendo a Resolução nº. 03/05 – CNE, o
Parecer nº. 01/06 – CEE e as Deliberações nº. 03/06 e 05/06 – CEE, conforme
segue:
a)
Ciclo
I organizado em três anos – 1º, 2º e 3º ano. A idade de ingresso no Ciclo I –
Ensino Fundamental obrigatório de 9 anos, atenderá ao disposto na legislação
educacional vigente.
b)
Ciclo
II organizado em dois anos – 4º e 5º ano – destinado aos educandos que
concluíram o Ciclo I ou classificados ou reclassificados para o mesmo.
A oferta dos 5 (cinco)
anos do primeiro segmento do Ensino Fundamental organizados em Ciclos, vigente
desde 1999, terá cessação gradativa a partir da Etapa inicial em 2007
paralelamente à implantação gradativa do Ensino Fundamental obrigatório de 9 anos,
conforme quadro a seguir
ORGANIZAÇÃO EM CICLOS - ANOS INICIAIS
|
||||
ORGANIZAÇÃO 2006
|
NOVA ORGANIZAÇÃO – A PARTIR DE 2016
|
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CICLO
I
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ETAPA
INICIAL *
|
ANOS
INICIAIS
|
CICLO
I
|
1º
ANO**
|
1ª
ETAPA **
|
2º
ANO***
|
|||
2ª
ETAPA **
|
3º
ANO***
|
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CICLO
II
|
1ª
ETAPA **
|
CICLO
II
|
4º
ANO***
|
|
2ª
ETAPA **
|
5º
ANO***
|
TURMAS E HORÁRIOS
No ano de 2016, foram
constituídas 28 turmas, sendo 14 turmas integrais (7 contraturno – manhã e 7 contraturno
– tarde) e 14 turmas regulares/turno (7 turmas manhã e 7 turmas tarde). No
horário de contraturno a capacidade é de 30 alunos em cada oficina.
A capacidade máxima destas
turmas conforme Portaria 26/05 da Secretaria Municipal da Educação são:
* Educação Infantil – 25 alunos
* Ciclo I
*
1º ano do Ensino Fundamental de 9 anos – 30 alunos
* 2º ano do Ensino
Fundamental de 9 anos – 30 alunos
*
Ciclo I – 2ª etapa – 30 alunos
*
3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos – 30 alunos
* Ciclo II
* 4º ano do Ensino
Fundamental de 9 anos – 35 alunos
*
5º ano do Ensino Fundamental de 9 anos – 35 alunos
* Contraturno
*
30 educandos (como referência para grupo)
* Turmas com educandos de inclusão
*
Poderá haver redução de até 5 educandos mediante Parecer da CANE/SME.
Segundo
a portaria nº. 27/05 da Secretaria Municipal da Educação que regulamenta a
lotação de professores, temos no turno da manhã 28 professores e 01 agente de
leitura e, no turno da tarde, 27 professores e 01 agente de leitura.
CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA ESCOLAR
A comunidade escolar
apresenta grandes contrastes socioculturais. As famílias são constituídas entre
pai, mãe incluído avós, tios madrinhas ou até mesmo um tutor. Após pesquisa de
campo obteve-se alguns resultados significativos: a maioria das famílias tem
renda entre 01 as 03 salários mínimos, sendo que 90% das mães trabalham fora.
Sendo a Escola Municipal
CEIPJC de tempo integral, ou seja, ampliação da permanência dos estudantes para
9 horas diárias tem como meta: o desenvolvimento de todas as potencialidades
humanas com o equilíbrio entre os aspectos biológicos, cognitivos, afetivos,
psicológicos, culturais, motores e sociais. Este atendimento é prestado nas dependências da escola
realizando-se práticas educativas diversificadas com o acompanhamento
pedagógico e oficinas que propiciam o aprofundamento científico, cultural,
artístico e tecnológico aos estudantes, sob orientação de profissionais da
educação. Ofertando três refeições diárias aos estudantes, o lanche da manhã,
almoço e o lanche da tarde.
ESTRUTURA ADMINISTRATIVA
Regimento Escolar e
Regulamento Interno ( do ano de 2003 não havia na escola regimento atualizado)
SUMÁRIO:
TÍTULO I – DAS
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES .....................................................01
CAPÍTULO I –
DA LOCALIZAÇÃO E PROPRIEDADE.................................................01
CAPÍTULO II –
DOS PRINCÍPIOS E FINS DA EDUCAÇÃO........................................01
CAPÍTULO III –
DO NÍVEL E DAS MODALIDADES DE EDUCAÇÃO E ENSINO.....02
CAPÍTULO IV –
DOS OBJETIVOS...............................................................................02
TÍTULO II – DA
GESTÃO ESCOLAR............................................................................03
CAPÍTULO I –
DO CONSELHO DE ESCOLA..............................................................04
Seção I – Da
Constituição e Representação.................................................................04
Seção II – Do
Funcionamento do Conselho de Escola.................................................05
Seção III– Das
Atribuições do Conselho de Escola .....................................................
06
CAPÍTULO II – DA EQUIPE ESCOLAR......................................................................07
Seção I – Da Equipe
Pedagógica – Administrativa.......................................................07
Seção II – Da
Equipe Docente......................................................................................12
Seção III– Da
Equipe Administrativa.............................................................................12
Seção IV– Da
Equipe Auxiliar de Serviços....................................................................13
CAPÍTULO III –
DO CONSELHO DE CLASSE.............................................................15
CAPÍTULO IV –
DAS INSTITUIÇÕES AUXILIARES....................................................15
TÍTULO III –
DA ORGANIZAÇÃO E REGIME DIDÁTICOS ..........................................16
CAPÍTULO I –
DA ORGANIZAÇÃO DO CURSO, MODALIDADES, SUA ES - TRUTURA E FUNCIONAMENTO.................................................................................16
CAPÍTULO II –
DO CURRÍCULO .............................................................................16
CAPÍTULO III –
DA AVALIAÇÃO DO APROVEITAMENTO ESCOLAR, DA RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS E DA
PROGRESSÃO DE ALUNOS.........................18
Seção I – Da
Avaliação do Aproveitamento Escolar.....................................................18
Seção II – Da
Recuperação de Estudos.......................................................................18
Seção III– Da
Progressão.............................................................................................19
CAPÍTULO IV –
DA MATRÍCULA INICIAL, MATRÍCULA POR TRANSFERÊNCIA.....19
Seção I – Da
Matrícula Inicial........................................................................................19
Seção II – Da
Matrícula por Transferência....................................................................20
CAPÍTULO V –
DO APROVEITAMENTO DE ESTUDOS.............................................21
Seção I – Da
Classificação............................................................................................21
Seção II – Da
Reclassificação.......................................................................................22
Seção III– Das
Adaptações...........................................................................................23
CAPÍTULO VI –
DA REVALIDAÇÃO E EQUIVALÊNCIA DE ESTUDOS FEITOS NO EXTERIOR...................................................................................................................
23
CAPÍTULO VII –
DA REGULARIZAÇÃO DA VIDA ESCOLAR.....................................24
CAPÍTULO VIII
– DA FREQÜÊNCIA.............................................................................24
CAPÍTULO IX –
DO CALENDÁRIO ESCOLAR............................................................25
CAPÍTULO X –
DOS REGISTROS, ESCRITURAÇÃO E ARQUIVO ESCOLAR........ 26
Seção I – Dos
Objetivos e Formas................................................................................26
Seção II – Dos
Instrumentos de Registros e Escrituração............................................26
Seção III– Do
Descarte.................................................................................................27
Seção IV– Da Responsabilidade e Autenticidade.........................................................27
TÍTULO IV –
DOS DIREITOS, DOS DEVERES, DAS PROIBIÇÕES E DAS MEDIDAS DISCIPLINARES...........................................................................................................27
CAPÍTULO I –
DA EQUIPE PEDAGÓGICO-ADMINISTRATIVA,DA EQUIPEDOCENTE, DA EQUIPE ADMINISTRATIVA
E DA EQUIPE AUXILIAR DE SERVIÇOS....................................................................................................................27
Seção I – Dos
Direitos...................................................................................................28
Seção II – Dos
Deveres.................................................................................................28
Seção III– Das
Proibições.............................................................................................30
Seção IV– Das
Medidas Disciplinares...........................................................................31
CAPÍTULO II –
DOS ALUNOS......................................................................................31
Seção I – Dos
Direitos...................................................................................................31
Seção II – Dos
Deveres.................................................................................................32
Seção III–Das Proibições..............................................................................................33
Seção IV– Das
Medidas Disciplinares...........................................................................33
CAPÍTULO III –
DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS........................................................34
Seção I – Dos
Direitos...................................................................................................34
Seção II – Dos
Deveres.................................................................................................35
Seção III– Das
Proibições.............................................................................................35
Seção IV– Das
Medidas Disciplinares...........................................................................35
TÍTULO V – DAS
DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS....................................36
ATRIBUIÇÕES DO
CORPO DOCENTE
Art.
31 - A equipe docente, composta por todos os professores envolvidos no processo
educacional da escola, é responsável por:
I - participar, em conjunto com a
equipe pedagógico-administrativa, do planejamento dos conteúdos do currículo
escolar, bem como proceder à avaliação contínua do mesmo, a fim de adequá-lo às
necessidades do contexto escolar;
II - participar de reuniões pedagógico-administrativas,
Conselho de Classe, Conselho de Escola e outros, contribuindo para efetivação
da proposta pedagógica;
III - utilizar recursos didáticos
existentes na escola para enriquecimento das atividades pedagógicas;
IV - realizar avaliação contínua e
diversificada do processo ensino-aprendizagem;
V - ministrar aulas de acordo com o
currículo escolar;
VI - participar de atividades de
assessoramento pedagógico, além de elaborar instrumentos de avaliação e
material de apoio didático, utilizando o horário de permanência;
VII - efetivar, em conjunto com os demais
profissionais da escola, a proposta pedagógica;
VIII - participar de encontros, cursos,
debates e trocas de experiências nas áreas de conhecimento;
IX - orientar e acompanhar os alunos em
suas dificuldades escolares, procedendo ao encaminhamento daqueles cujos
atendimentos estejam fora de sua competência;
X - proceder ao registro da
documentação escolar do aluno, conforme rotinas preestabelecidas;
XI - manter os pais atualizados sobre a
vida escolar do aluno;
XII - desempenhar outras atividades
correlatas;
XIII - estabelecer em conjunto com a Equipe
Pedagógico- Administrativa, os instrumentos e critérios mínimos de avaliação.
PLANEJAMENTO
O PPP ou Plano da Escola é
utilizado para elaboração dos planos de ensino? Como é organizada a semana de
planejamento? Como são elaborados os planos de ensino (os professores
isoladamente ou em conjunto?).
Planejamento Pedagógico
Modular:Os módulos são unidades/ projetos de trabalho, que envolvem toda a escola.
Têm duração média de três meses. O processo de planejamento modular implica uma
etapa inicial, na qual as diversas coordenações se reúnem para traçar
diretrizes básicas e em seguida ocorre o detalhamento do trabalho pedagógico
junto à equipe de professores. Durante a execução, cada módulo passa por um
processo de avaliação, que resulta em fornecimento de dados para reorientação
da prática dos profissionais e familiares.
Qual periodicidade e
sistematização dos Planos de Ensino? Existe apoio pedagógico para os docentes?
O plano de ensino é
realizado pelas professoras semanalmente, onde a coordenação traz recursos
como: livros didáticos, livros de literatura infantil, jogos educativos, entre
outros.
REUNIÕES
Por meio da Deliberação n
007/99, do Conselho Estadual de Educação, foram instituídos no Paraná, os
Conselhos de Classe, como um órgão colegiado, de natureza consultiva e
deliberativa. Sua finalidade é intervir em tempo hábil no processo ensino
aprendizagem e indicar alternativas que busquem sanar as dificuldades e
garantir a aprendizagem dos alunos.
A
coleta de dados e organização a serem analisados durante a reunião do colegiado
é de responsabilidade da equipe pedagógica e desdobra-se em: pré-conselho,
conselho e pós-conselho, partindo da reflexão sobre a prática pedagógica, e
análise do planejamento, avaliação e a recuperação de estudos, possibilita que
os problemas de aprendizagem sejam detectados e, a partir desse diagnóstico,
encaminhadas ações que visem solucionar esses problemas e garantir a aprendizagem
dos alunos.
O Conselho de classe deve
suscitar as decisões a respeito do processo ensino-aprendizagem, como parâmetro
no processo de aprendizagem, ele deve refletir a ação pedagógica e não apenas
se ater a resultados quantitativos ou problemas comportamentais de determinados
alunos. No Conselho de Classe espera é momento e privilegiado para a discussão
das avaliações quer sejam diagnóstica, formativa ou processual e das ações
pedagógico-educativa, onde professores e equipe pedagógica/administrativa
participem ativamente.
Conselho
de classe é uma oportunidade em que é possível reunir os docentes das diversas
disciplinas de um mesmo ano/ciclo, bem como os docentes de contraturno, cuja
finalidade está imbricada em analisar o processo de ensino e de aprendizagem
sob vários olhares dos atore que também analisam suas metodologias adotadas e
reavaliando sua prática didática
As reuniões do Conselho de
Classe serão realizadas ao final de cada trimestre, previstas em calendário
escolar. Durante a primeira semana que antecedem a reunião do conselho os professores receberão do setor pedagógico
as fichas do pré-conselho. Estas serão organizadas pelas pedagogas a fim de
garantir o relato do desenvolvimento acadêmico dos estudantes nos componentes
curriculares, que posteriormente será em ata digitada.
PLANO DE
FORMAÇÃO CONTINUADA DOS RECURSOS HUMANOS
A participação para a
formação acadêmica é imprescindível no processo profissional do indivíduo.
A
instituição educacional ou a mantenedora promovem espaço de formação
continuada, realizando eventos como: Semana de Estudos Pedagógicos, Seminários,
cursos de capacitação para que haja sustentação e aprofundamento nas ideias e
trabalhos realizados. Com o compromisso e seriedade, pois enquanto formadores a educação se conduz à cidadania.
O calendário escolar prevê reuniões pedagógicas, estudos e reuniões de
integração. As reuniões são organizadas pela equipe pedagógica visando atender
as reais necessidades do corpo docente. São previstas de quatro a seis reuniões
pedagógicas e de integração por ano, realizamos (pedagógicas) no período
noturno para que haja realmente a integração dos professores de turno
contrário.
Utilizamos as permanências para estudo, mas como temos previsto no
calendário três dias próprios para estudo organizados pela própria unidade,
aproveitamos para ampliação do conhecimento e priorizamos temas que venham a
contribuir para nossa formação e aperfeiçoamento profissional. São dadas
sugestões e entre todas, selecionamos três delas, entramos em contato com
profissionais capacitados e agendamos o encontro. Para que este estudo possa
acontecer, há uma parceria com a Secretaria Municipal da Educação que arca com
as despesas financeiras.
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