sexta-feira, 16 de junho de 2017

Estágio - Gestão Educacional - Caracterização

Caracterização do Espaço Escolar

 ORGANIZAÇÃO GERAL
Nome da Instituição: Escola Municipal CEIPJ – Educação Infantil e Ensino Fundamental
Endereço: Rua Califórnia , 954 – Sítio Cercado. NRE/BN
Telefone: (41) 3349 5253

CARACTERIZAÇÃO DA ESTRUTURA FUNCIONAL DA ESCOLA
A Escola Municipal CEI PJ C Educação Infantil e Ensino Fundamental atende a Educação Básica nas etapas da Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental com as seguintes especificações:
§  Educação Infantil com oferta do Pré-Escolar para crianças na faixa etária de 4 e 5 anos; atendendo legislação vigente e critérios mínimos para funcionamento.
§  Ensino Fundamental com oferta de 5 anos iniciais organizados em dois Ciclos,  do 1º ao 5º ano, com implantação gradativa da nova nomenclatura do Ensino Fundamental, obrigatório de 9 anos e adequação e da idade de ingresso, a partir de 2007, atendendo a Resolução nº. 03/05 – CNE, o Parecer nº. 01/06 – CEE e as Deliberações nº. 03/06 e 05/06 – CEE, conforme segue:
a)    Ciclo I organizado em três anos – 1º, 2º e 3º ano. A idade de ingresso no Ciclo I – Ensino Fundamental obrigatório de 9 anos, atenderá ao disposto na legislação educacional vigente.
b)    Ciclo II organizado em dois anos – 4º e 5º ano – destinado aos educandos que concluíram o Ciclo I ou classificados ou reclassificados para o mesmo.
A oferta dos 5 (cinco) anos do primeiro segmento do Ensino Fundamental organizados em Ciclos, vigente desde 1999, terá cessação gradativa a partir da Etapa inicial em 2007 paralelamente à implantação gradativa do Ensino Fundamental obrigatório de 9 anos, conforme quadro a seguir

ORGANIZAÇÃO EM CICLOS -  ANOS INICIAIS
ORGANIZAÇÃO  2006
NOVA ORGANIZAÇÃO – A PARTIR DE 2016

CICLO I
ETAPA INICIAL *

ANOS
INICIAIS

CICLO I
1º ANO**
1ª ETAPA **
2º ANO***
2ª ETAPA **
3º ANO***

CICLO II
1ª ETAPA **

CICLO II
4º ANO***
2ª ETAPA **
5º ANO***

TURMAS E HORÁRIOS
No ano de 2016, foram constituídas 28 turmas, sendo 14 turmas integrais (7 contraturno – manhã e 7 contraturno – tarde) e 14 turmas regulares/turno (7 turmas manhã e 7 turmas tarde). No horário de contraturno a capacidade é de 30 alunos em cada oficina.
A capacidade máxima destas turmas conforme Portaria 26/05 da Secretaria Municipal da Educação são:
* Educação Infantil – 25 alunos
* Ciclo I
            * 1º ano do Ensino Fundamental de 9 anos – 30 alunos
* 2º ano do Ensino Fundamental de 9 anos – 30 alunos
            * Ciclo I – 2ª etapa – 30 alunos
            * 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos – 30 alunos
* Ciclo II
* 4º ano do Ensino Fundamental de 9 anos – 35 alunos
            * 5º ano do Ensino Fundamental de 9 anos – 35 alunos
* Contraturno
            * 30 educandos (como referência para grupo)
* Turmas com educandos de inclusão
            * Poderá haver redução de até 5 educandos mediante Parecer da CANE/SME.
            Segundo a portaria nº. 27/05 da Secretaria Municipal da Educação que regulamenta a lotação de professores, temos no turno da manhã 28 professores e 01 agente de leitura e, no turno da tarde, 27 professores e 01 agente de leitura.

CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA ESCOLAR
A comunidade escolar apresenta grandes contrastes socioculturais. As famílias são constituídas entre pai, mãe incluído avós, tios madrinhas ou até mesmo um tutor. Após pesquisa de campo obteve-se alguns resultados significativos: a maioria das famílias tem renda entre 01 as 03 salários mínimos, sendo que 90% das mães trabalham fora.
Sendo a Escola Municipal CEIPJC de tempo integral, ou seja, ampliação da permanência dos estudantes para 9 horas diárias tem como meta: o desenvolvimento de todas as potencialidades humanas com o equilíbrio entre os aspectos biológicos, cognitivos, afetivos, psicológicos, culturais, motores e sociais.  Este atendimento é prestado nas dependências da escola realizando-se práticas educativas diversificadas com o acompanhamento pedagógico e oficinas que propiciam o aprofundamento científico, cultural, artístico e tecnológico aos estudantes, sob orientação de profissionais da educação. Ofertando três refeições diárias aos estudantes, o lanche da manhã, almoço e o lanche da tarde.

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA
Regimento Escolar e Regulamento Interno ( do ano de 2003 não havia na escola regimento atualizado)
SUMÁRIO:
TÍTULO I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES  .....................................................01
CAPÍTULO I – DA LOCALIZAÇÃO E PROPRIEDADE.................................................01
CAPÍTULO II – DOS PRINCÍPIOS E FINS DA EDUCAÇÃO........................................01
CAPÍTULO III – DO NÍVEL E DAS MODALIDADES DE EDUCAÇÃO E ENSINO.....02
CAPÍTULO IV – DOS OBJETIVOS...............................................................................02
TÍTULO II – DA GESTÃO ESCOLAR............................................................................03
CAPÍTULO I – DO CONSELHO DE ESCOLA..............................................................04
Seção I – Da Constituição e Representação.................................................................04
Seção II – Do Funcionamento do Conselho de Escola.................................................05
Seção III– Das Atribuições do Conselho de Escola ..................................................... 06
CAPÍTULO II  – DA EQUIPE ESCOLAR......................................................................07
Seção I – Da Equipe Pedagógica – Administrativa.......................................................07
Seção II – Da Equipe Docente......................................................................................12
Seção III– Da Equipe Administrativa.............................................................................12
Seção IV– Da Equipe Auxiliar de Serviços....................................................................13
CAPÍTULO III – DO CONSELHO DE CLASSE.............................................................15                           
CAPÍTULO IV – DAS INSTITUIÇÕES AUXILIARES....................................................15
TÍTULO III – DA ORGANIZAÇÃO E REGIME DIDÁTICOS         ..........................................16
CAPÍTULO I – DA ORGANIZAÇÃO DO CURSO, MODALIDADES, SUA ES - TRUTURA E FUNCIONAMENTO.................................................................................16
CAPÍTULO II – DO CURRÍCULO    .............................................................................16
CAPÍTULO III – DA AVALIAÇÃO DO APROVEITAMENTO ESCOLAR, DA RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS E DA PROGRESSÃO DE ALUNOS.........................18                                                                                                                 
Seção I – Da Avaliação do Aproveitamento Escolar.....................................................18
Seção II – Da Recuperação de Estudos.......................................................................18
Seção III– Da Progressão.............................................................................................19
CAPÍTULO IV – DA MATRÍCULA INICIAL, MATRÍCULA POR TRANSFERÊNCIA.....19              
Seção I – Da Matrícula Inicial........................................................................................19
Seção II – Da Matrícula por Transferência....................................................................20
CAPÍTULO V – DO APROVEITAMENTO DE ESTUDOS.............................................21
Seção I – Da Classificação............................................................................................21
Seção II – Da Reclassificação.......................................................................................22
Seção III– Das Adaptações...........................................................................................23
CAPÍTULO VI – DA REVALIDAÇÃO E EQUIVALÊNCIA DE ESTUDOS FEITOS NO EXTERIOR................................................................................................................... 23
CAPÍTULO VII – DA REGULARIZAÇÃO DA VIDA ESCOLAR.....................................24
CAPÍTULO VIII – DA FREQÜÊNCIA.............................................................................24
CAPÍTULO IX – DO CALENDÁRIO ESCOLAR............................................................25
CAPÍTULO X – DOS REGISTROS, ESCRITURAÇÃO E ARQUIVO ESCOLAR........ 26
Seção I – Dos Objetivos e Formas................................................................................26
Seção II – Dos Instrumentos de Registros e Escrituração............................................26
Seção III– Do Descarte.................................................................................................27
Seção IV– Da Responsabilidade e Autenticidade.........................................................27
TÍTULO IV – DOS DIREITOS, DOS DEVERES, DAS PROIBIÇÕES E DAS MEDIDAS DISCIPLINARES...........................................................................................................27
CAPÍTULO I – DA EQUIPE PEDAGÓGICO-ADMINISTRATIVA,DA EQUIPEDOCENTE, DA EQUIPE ADMINISTRATIVA E DA EQUIPE AUXILIAR DE SERVIÇOS....................................................................................................................27
Seção I – Dos Direitos...................................................................................................28
Seção II – Dos Deveres.................................................................................................28
Seção III– Das Proibições.............................................................................................30
Seção IV– Das Medidas Disciplinares...........................................................................31
CAPÍTULO II – DOS ALUNOS......................................................................................31
Seção I – Dos Direitos...................................................................................................31
Seção II – Dos Deveres.................................................................................................32
Seção III–Das Proibições..............................................................................................33
Seção IV– Das Medidas Disciplinares...........................................................................33
CAPÍTULO III – DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS........................................................34
Seção I – Dos Direitos...................................................................................................34
Seção II – Dos Deveres.................................................................................................35
Seção III– Das Proibições.............................................................................................35
Seção IV– Das Medidas Disciplinares...........................................................................35
TÍTULO V – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS....................................36
 ATRIBUIÇÕES DO CORPO DOCENTE

                   Art. 31 - A equipe docente, composta por todos os professores envolvidos no processo educacional da escola, é responsável por:
I             - participar, em conjunto com a equipe pedagógico-administrativa, do planejamento dos conteúdos do currículo escolar, bem como proceder à avaliação contínua do mesmo, a fim de adequá-lo às necessidades do contexto escolar;
II            - participar de reuniões pedagógico-administrativas, Conselho de Classe, Conselho de Escola e outros, contribuindo para efetivação da proposta pedagógica;
III           - utilizar recursos didáticos existentes na escola para enriquecimento das atividades pedagógicas;
IV           - realizar avaliação contínua e diversificada do processo ensino-aprendizagem;
V            - ministrar aulas de acordo com o currículo escolar;
VI           - participar de atividades de assessoramento pedagógico, além de elaborar instrumentos de avaliação e material de apoio didático, utilizando o horário de permanência;
VII          - efetivar, em conjunto com os demais profissionais da escola, a proposta pedagógica;
VIII         - participar de encontros, cursos, debates e trocas de experiências nas áreas de conhecimento;
IX           - orientar e acompanhar os alunos em suas dificuldades escolares, procedendo ao encaminhamento daqueles cujos atendimentos estejam fora de sua competência;
X            - proceder ao registro da documentação escolar do aluno, conforme rotinas preestabelecidas;
XI           - manter os pais atualizados sobre a vida escolar do aluno;
XII          - desempenhar outras atividades correlatas;
XIII         - estabelecer em conjunto com a Equipe Pedagógico- Administrativa, os instrumentos e critérios mínimos de avaliação.

 PLANEJAMENTO

O PPP ou Plano da Escola é utilizado para elaboração dos planos de ensino? Como é organizada a semana de planejamento? Como são elaborados os planos de ensino (os professores isoladamente ou em conjunto?).
Planejamento Pedagógico Modular:Os módulos são unidades/ projetos de trabalho, que envolvem toda a escola. Têm duração média de três meses. O processo de planejamento modular implica uma etapa inicial, na qual as diversas coordenações se reúnem para traçar diretrizes básicas e em seguida ocorre o detalhamento do trabalho pedagógico junto à equipe de professores. Durante a execução, cada módulo passa por um processo de avaliação, que resulta em fornecimento de dados para reorientação da prática dos profissionais e familiares.
Qual periodicidade e sistematização dos Planos de Ensino? Existe apoio pedagógico para os docentes?
O plano de ensino é realizado pelas professoras semanalmente, onde a coordenação traz recursos como: livros didáticos, livros de literatura infantil, jogos educativos, entre outros.

 REUNIÕES
Por meio da Deliberação n 007/99, do Conselho Estadual de Educação, foram instituídos no Paraná, os Conselhos de Classe, como um órgão colegiado, de natureza consultiva e deliberativa. Sua finalidade é intervir em tempo hábil no processo ensino aprendizagem e indicar alternativas que busquem sanar as dificuldades e garantir a aprendizagem dos alunos.
            A coleta de dados e organização a serem analisados durante a reunião do colegiado é de responsabilidade da equipe pedagógica e desdobra-se em: pré-conselho, conselho e pós-conselho, partindo da reflexão sobre a prática pedagógica, e análise do planejamento, avaliação e a recuperação de estudos, possibilita que os problemas de aprendizagem sejam detectados e, a partir desse diagnóstico, encaminhadas ações que visem solucionar esses problemas e garantir a aprendizagem dos alunos.
O Conselho de classe deve suscitar as decisões a respeito do processo ensino-aprendizagem, como parâmetro no processo de aprendizagem, ele deve refletir a ação pedagógica e não apenas se ater a resultados quantitativos ou problemas comportamentais de determinados alunos. No Conselho de Classe espera é momento e privilegiado para a discussão das avaliações quer sejam diagnóstica, formativa ou processual e das ações pedagógico-educativa, onde professores e equipe pedagógica/administrativa participem ativamente.
            Conselho de classe é uma oportunidade em que é possível reunir os docentes das diversas disciplinas de um mesmo ano/ciclo, bem como os docentes de contraturno, cuja finalidade está imbricada em analisar o processo de ensino e de aprendizagem sob vários olhares dos atore que também analisam suas metodologias adotadas e reavaliando sua prática didática
As reuniões do Conselho de Classe serão realizadas ao final de cada trimestre, previstas em calendário escolar. Durante a primeira semana que antecedem a reunião do conselho   os professores receberão do setor pedagógico as fichas do pré-conselho. Estas serão organizadas pelas pedagogas a fim de garantir o relato do desenvolvimento acadêmico dos estudantes nos componentes curriculares, que posteriormente será em ata digitada.

 PLANO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS RECURSOS HUMANOS

A participação para a formação acadêmica é imprescindível no processo profissional do indivíduo.
A instituição educacional ou a mantenedora promovem espaço de formação continuada, realizando eventos como: Semana de Estudos Pedagógicos, Seminários, cursos de capacitação para que haja sustentação e aprofundamento nas ideias e trabalhos realizados. Com o compromisso e seriedade, pois enquanto formadores a educação se conduz à cidadania.
O calendário escolar prevê reuniões pedagógicas, estudos e reuniões de integração. As reuniões são organizadas pela equipe pedagógica visando atender as reais necessidades do corpo docente. São previstas de quatro a seis reuniões pedagógicas e de integração por ano, realizamos (pedagógicas) no período noturno para que haja realmente a integração dos professores de turno contrário.
Utilizamos as permanências para estudo, mas como temos previsto no calendário três dias próprios para estudo organizados pela própria unidade, aproveitamos para ampliação do conhecimento e priorizamos temas que venham a contribuir para nossa formação e aperfeiçoamento profissional. São dadas sugestões e entre todas, selecionamos três delas, entramos em contato com profissionais capacitados e agendamos o encontro. Para que este estudo possa acontecer, há uma parceria com a Secretaria Municipal da Educação que arca com as despesas financeiras.



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