PLANO DE OFICINA DE
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA - ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA DOCÊNCIA EM FORMAÇÃO DE
PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Oficineiras: Adriele Gawleta - Cristiane Hanser - Débora Dias - Dikelly
Layane - Rosiane Brandalise
Datas: 20/05/2017
Público: Alunas do Magistério – IEPPEP
Tema da Oficina: Oriente Médio:
Conto: A lenda do mendigo e o dono do restaurante.
Duração: 45 minutos.
Datas: 20/05/2017
Público: Alunas do Magistério – IEPPEP
Tema da Oficina: Oriente Médio:
Conto: A lenda do mendigo e o dono do restaurante.
Duração: 45 minutos.
Objetivos Específicos:
- Apresentar o histórico da Turquia.
- Ampliar o repertório literário, através do conto.
- Apreciação e valorização da comida típica.
- Representar o conto por teatro de sombra.
Atividades propostas/Estratégias:
*APRESENTAÇÃO DO GRUPO E DO TEMA:
- Apresentar o histórico da Turquia.
- Ampliar o repertório literário, através do conto.
- Apreciação e valorização da comida típica.
- Representar o conto por teatro de sombra.
Atividades propostas/Estratégias:
*APRESENTAÇÃO DO GRUPO E DO TEMA:
Recepcionaremos os alunos com um vídeo e
música da Turquia, conforme link https://www.youtube.com/watch?v=uPUFlwLqrlg. Esse vídeo expõe imagens da cultura Turca,
enquanto aguardamos o momento para o início da oficina. Os participantes entrarão
no clima, obtendo conhecimento sobre a Turquia. Em seguida faremos apresentação
do grupo abordando quais serão as propostas do trabalho. Nossas vestimentas
serão com roupa toda preta, com o intuito de padronização.
*SENSIBILIZAÇÃO/MOBILIZAÇÃO:
*SENSIBILIZAÇÃO/MOBILIZAÇÃO:
Apresentaremos o vídeo (este vídeo foi produzidos por uma integrante da equipe e ficou salvo
no pen drive e não consegui expor aqui), mostrando a dança e a música da Turquia. Em seguida
será apresentado através de imagens algumas curiosidades culturais do país como
a dança, as festas e as comidas típicas, este será preparado um canto
especifico na sala com algumas comidas típicas.
*PROVOCAÇÃO/CONTEXTUALIZAÇÃO:
Faremos a representação do conto, A lenda do mendigo e o dono do restaurante, utilizando uma objetos para representar os personagens da história, através do teatro de sombras, conforme consta a seguir:
*PROVOCAÇÃO/CONTEXTUALIZAÇÃO:
Faremos a representação do conto, A lenda do mendigo e o dono do restaurante, utilizando uma objetos para representar os personagens da história, através do teatro de sombras, conforme consta a seguir:
“ Existem
muitas e muitas histórias vindas da Turquia sobre casos protagonizados por
Nasrudin. Vamos conhecer aqui uma das mais interessantes, que conta sobre um
pobre mendigo e o dono de um restaurante.
Reza a lenda
que certo dia um velho mendigo, tão pobre que mal tinha o que comer, ficou
muito feliz por ganhar um pão.
Um simples pão
para ele significava uma refeição, significava que teria com o que encher o
estômago por mais um dia.
Feliz com seu
pão, ele teve uma ideia. Iria procurar algo para colocar em seu pão e melhorar
ainda mais sua refeição. Assim ele foi até um restaurante próximo e, com toda
educação, se pôs a pedir uma porção de carne.
Os garçons e
cozinheiros se negaram a dar-lhe o que pedia, alegando que o dono do
restaurante não estava ali e que ele não lhes dera permissão para dar comida a
quem não tivesse como pagar.
O mendigo,
cabisbaixo ia caminhando para fora do restaurante quando sentiu o forte e
agradável cheiro de comida sendo preparada. Então ele avistou a grande panela
bem próximo a ele, onde uma grande porção de carne estava sendo cozinhada.
Sem conseguir
resistir, e imaginando que não faria nenhum mal a ninguém, ele se aproximou da
panela e cheirou. Sentiu aquele cheiro agradável de carne e tempero entrando
pelas suas narinas. Ah, como seria bom ter um pouco daquela carne…
Mas então uma
voz atrás de si interrompeu seus pensamentos:
– O que você
está fazendo? Pague agora!
O mendigo se
virou e deu de cara com o dono do estabelecimento, que olhava-o furioso.
-Mas eu não
comi nada! – explicou o mendigo, sem poder acreditar no que ouvia.
-Não comeu,
mas cheirou! Você gastou parte do cheiro da comida e deve pagar por esse
cheiro.
-Mas eu não
tenho nenhum dinheiro. – disse o mendigo em tom de desespero.
O dono do
restaurante então o levou perante o juíz da cidade, o velho chamado Nasrudin.
Chegando lá, Nasrudin ouviu a história dos dois e após um tempo em silêncio,
pensativo, ele disse:
-Mendigo, é
verdade que você não tem dinheiro nenhum para pagar por ter cheirado a comida?
O mendigo balançou
a cabeça positivamente.
-Homem –
continuou Nasrudin, dessa vez se dirigindo ao dono do restaurante. – é verdade
que você quer que o mendigo pague simplesmente por ter cheirado o aroma da sua
comida?
-Mas é claro!
Ele gastou o cheiro da comida e deve pagar pelo cheiro que consumiu! –
Respondeu o homem.
O juíz olhou
para os dois por um tempo e então disse ao dono do restaurante:
-Tudo bem. O
mendigo não tem com o que pagar, então eu pagarei e assim encerraremos o
assunto.
Nasrudin então
pegou algumas moedas e chamou o dono do restaurante para mais perto de si. O
homem obedeceu, com um sorriso no rosto e a mão estendida para apanhar o
dinheiro.
Mas logo sua
expressão de alegria se transformou em confusão e surpresa, quando nasrudin
levou as moedas até próximo à orelha do homem e as sacudiu, causando um pequeno
tilintar.
-Pronto! Está
pago, já podem ir. – disse o juís Nasrudin, com um sorriso amigável no rosto.
-O quê é isso?
– Exclamou o dono do restaurante, com o rosto vermelho de confusão e ira.
Nasrudin lhe
respondeu:
-Ora, o senhor
quis que o mendigo pagasse apenas por ter cheirado o aroma de sua comida. Então
é justo que lhe pague com o som das minhas moedas!”.
Objetos para representar a historia:
Caixa de papelão encapada, personagens representados por papéis cortados
com as características de cada um, colados em palitos de churrasco, tecido TNT,
lanternas, tecidos. Os alunos que assistirão, serão acomodados em uma tenda
formada com tecidos TNT, sentados em tapetes e com almofadas ao redor.
*ATIVIDADES DO GRUPO/PRODUÇÃO:
Ao final da representação da lenda, organizaremos a turma em pequenos
grupos, que seja possível formar até 4 grupos, com a sala previamente
organizada e, em cada espaço trabalharemos um órgão dos sentidos sendo eles:
olfato, paladar, tato, audição, com comidas típicas, musicas e essências da
Turquia. A visão será abordada através da representação visual do teatro de
sombras.
Nesses espaços, ocorrerão as dinâmicas nas quais o intuito é tratar de forma um órgão dos sentidos trazendo objetos que sejam relacionados a lenda e a Turquia. As dinâmicas acontecerão da seguinte forma:
- Paladar: com os olhos vendados, os alunos provarão alguma comida típica, a qual estamos providenciando frutas secas, azeitonas, chá preto, mel, nozes, tomate seco, damasco, iogurte natural, churros, pão sírio e lentilha. Após a degustação, o objetivo é sugerir qual alimento se trata.
- Olfato: serão organizados em copos de café azeitonas, cravo da índia, coentro e canela. Também ocorrerá de olhos vendados com o intuito dos participantes desvendarem qual aroma se refere.
- Tato: tapetes, tecidos como seda, plush, entre outros que estamos verificando. Ocorrerá através do toque e com olhos vendados com o objetivo de descobrir qual se trata.
- Audição: Traremos músicas e sons de instrumentos típicos do pais, onde o participante ouvirá com som de ouvido e também tentará desvendar a qual se refere.
Nesses espaços, ocorrerão as dinâmicas nas quais o intuito é tratar de forma um órgão dos sentidos trazendo objetos que sejam relacionados a lenda e a Turquia. As dinâmicas acontecerão da seguinte forma:
- Paladar: com os olhos vendados, os alunos provarão alguma comida típica, a qual estamos providenciando frutas secas, azeitonas, chá preto, mel, nozes, tomate seco, damasco, iogurte natural, churros, pão sírio e lentilha. Após a degustação, o objetivo é sugerir qual alimento se trata.
- Olfato: serão organizados em copos de café azeitonas, cravo da índia, coentro e canela. Também ocorrerá de olhos vendados com o intuito dos participantes desvendarem qual aroma se refere.
- Tato: tapetes, tecidos como seda, plush, entre outros que estamos verificando. Ocorrerá através do toque e com olhos vendados com o objetivo de descobrir qual se trata.
- Audição: Traremos músicas e sons de instrumentos típicos do pais, onde o participante ouvirá com som de ouvido e também tentará desvendar a qual se refere.
A dinâmica será organizada com os participantes (alunos) com crachás
individuais, e com cada acerto ganhará um ponto por isso, sendo ao final o
vencedor aquele que obtiver os melhores resultados. No entanto, ao final da
dinâmica, será exposto que a ideia não é desvalorizar aqueles que não
conseguiram ter êxito na realização das atividades propostas, premiando assim a
todos.
Lembrancinhas:
Serão entregues lápis adesivados para todos os participantes ao final da
Oficina.
Prática de Oficinas:
No sábado do dia 20/05 ministramos a oficina para as alunas do curso de
formação de docentes do IEPPEP os resultados superaram nossas expectativas. As
duas turmas foram igualmente participativas. Demonstraram bastante interesse
pelas atividades propostas.
Muita apreensão nos dias que antecederam as apresentações das oficinas.
A preocupação de que não saísse exatamente como planejamos, e claro que na hora
realmente não saiu minuciosamente como imaginamos. Um deslize ou outro, na hora
do conto, aquela leve gaguejada no momento da leitura do texto, a correria pra
conseguir deixar tudo organizado. Mas a meu ver conseguimos obter um resultado
satisfatório, pois prendemos a atenção dos participantes que pareciam estar se
divertindo, principalmente no momento da contação, feita pela Cristiane
(leitura do conto) e Adriele, Dikelly, Rosiane e eu (manipulação dos bonecos).
A troca foi bem interessante e nos ajudou a confirmar o quanto a prática
é importante para nos ajudar a melhorar a cada dia. Foi muito bom perceber
nossa evolução na nossa formação. O mais importante é o que aprendemos com a
realização desta oficina. Desde as pesquisas que nos permitiu conhecer um pouco
sobre a cultura de outro país, a prática que possibilitou compartilhar os
conhecimentos adquiridos. No final das contas, deu tudo certo e foi enriquecedor.
Abaixo: Algumas Fotos.
Abaixo: Algumas Fotos.
"Não
haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas
metamorfoses."
(Rubem Alves)
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