OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA
O
quarto dia de estagio, ao chegar na escola fui orientada a aguardar pois não havia
ninguém da direção na escola depois de muito tem a esperar pediram para eu
mesmo fosse na sala para ver se eu podia ficar em sala, fui até a sala da
professora Bruna que é o 1ºB pois já havia ficado no meu primeiro dia de
estagio, ao chegar lá fui muito bem recebida pela professora que já foi me
contando qual era a rotina do dia.
Nesta
sexta feira ela iria apenas verificar a agenda deles e por um filme para eles
assistirem pois ela iria ficar apenas duas aulas com eles e as outras duas eles
teriam aula de ciência. Observei que naquele e dia tinha apenas três alunos em
sala como eu já tinha ficado ali na que sala eu conhecia dois alunos um dele e
o Kauã que tem uma degenerativa, o Gabriel que é autista e o Brayan que eu não
conhecia que tem uma deficiência intelectual leve.
Como
havia estado com esta professora no meu primeiro dia de estagio pude observar
uma melhora muito grande dos alunos. Na primeira vez que estive lá o Gabriel
não falava nada e agora ele já está pronunciando algumas coisas, a professora
disse que ele começou a falar quando ela começou a cantar uma música para eles,
e ele gostou muito e para fazer a professora cantar novamente ele começou a
falar. E muito lindo ver, ela começa a cantar e ele termina a o verso da música,
ele também quase não ficava sentado na cadeira ele ficava mais deitado no chão,
mas agora a professora não precisa nem pedir para se sentar pois ele fica quase
todo tempo sentado na carteira. Observei que o Gabriel teve uma melhora muito
grande e o sorriso de gratificação da professora em conseguir com que ele
progredisse é lindo dever e como se todo o esforço valeu a pena. O Kauã não progrediu,
mas também não evoluiu, pois, o caso dele e muito diferente dos outros pois a
doença dele e degenerativa e a tendência e só regredir, mas compreendo também
que ele fincado de uma maneira á estável e muito bom.
Acompanhei
eles no refeitório para eles tomarem café, a professora me disse que ela havia
começado a ajudar o kauã na alimentação pois estava ficando muito difícil para
ele se alimentar sozinho pois ele estava perdendo a coordenação motora. Ao
retornar para sala a professora colocou um e.v.a no chão para eles assistirem o
filme, após todos se arrumar a professora liga o filme da galinha pitadinha
eles ficam assistindo até a professora de ciência chegar. Observei que outro
aluno Brayan que é deficiência intelectual e bem quietinho e quase não fala,
mas diz a professora que ele estava estranhando a minha presença na sala, pois
ele fala bastante.
Em
seguida a professora de ciência entra na sala e ela cumprimenta os alunos e
pede para eu ajudar eles se sentarem pois ela iria fazer uma atividade, a
professora Bruna se despede da turma e vai para outra sala. Em seguida eu
organizo a sala quando o tapete de e.v.a desligo a tv e a professora de ciência
pede para eu ligar uma música que ela trousse que fala das partes do corpo humano,
que seria a atividade daquele dia, após ela passar a música umas três vezes ela
passa uma atividade do corpo humano para eles pitarem assim que eles terminam
eu escrevo o nome deles na folha e penduro em um varal de atividades, em
seguida eles saem para o recreio, após eles retornarem do recreio já é a hora
deles almoçarem após a refeição eles retornam para sala a onde a professora dá
um carrinho para cada um eles ficam brincando até a hora deles irem embora.
Ao
termino deste dia pude concluir que muito bom ter este acompanhamento dos
alunos como fique com eles no meu primeiro dia de estagio eu pude verificar
este progresso dos alunos e ver que o pouco deles e muito para professora e que
isto faz com ela busque cada vez mais atividade que possa fazer com que eles
possam progrida, esta experiência de estagio foi muito gratificante para mim
saio do estágio com uma vontade de ficar gostei muito desta experiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário