OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA
Quarto
dia de estagio no EJA. Ao chega à escola encontro à professora e ela solicita
que eu auxilie ela providenciar algumas coisas para festa do dia das mães. A
professora solicita que eu baixei um filme Uma Mãe em Apuros na internet fique
por algum tempo procurando o filme na internet, mas por se tratar de um filme
de 2009 eu não consegui abaixar. Devido à falta do acesso ao filme e por
orientação da pedagoga a professora mudou o filme para Um Sonho possível da
Sandra Bullock. Após baixar o filme à professora solicitou que eu produzisse
uma lembrancinha para eles, era uma lembrancinha simples feito de e.v.a, ao
terminar de produzir a lembrancinha eu retornei para sala.
Ao chegar à sala percebi que a professora
estava trabalhando com folha de atividades pronta, e que cada aluno tinha uma
atividade diferente e que se tratava de atividades de português.
Neste
dia pude perceber que a professora estava muito preocupada e que ela não tinha
preparado um conteúdo para a aula, e logo os alunos também notaram e ela acabou
comentando que a mãe dela tinha passado mal à tarde e que ela esta muito
nervosa, neste momento pude perceber que toda a turma se sensibilizou e
começaram a falar coisa para acalmar a professora.
A cada
dia que fico no estagio de EJA saio mais surpresa, pois o respeito como a
professora e a professora como os alunos e muito grande, este dia os alunos não
trabalharam conteúdo didático, mas deram uma aula de respeito e de carinho com
o próximo, notei que eles tentaram retribuir o carinho da professora e
demostraram este sentimento no momento em que ela mais estava precisando.
O
estagio de EJA foi extremamente gratificante para mim, pois este carinho e
cuidado o respeito de professor como o aluno e aluno como o professor eu ainda
não tinha visto na sala de aula. Pois como já dizia Paulo Freire [...] na
escola não é só educar, não é só trabalhar, a também criar laços de amizade, é
criar ambiente de camaradagem, é conviver [...].
A ESCOLA
PAULO FREIRE
“Escola é...
O lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente, o coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor na medida que cada um se comporte como colega, irmão.
Nada de ilha cercada de gente por todos os lados.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém, nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só educar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se amarrar nela!
Ora, é lógico...
Mesma escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz”.
PAULO FREIRE
“Escola é...
O lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente, o coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor na medida que cada um se comporte como colega, irmão.
Nada de ilha cercada de gente por todos os lados.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém, nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só educar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se amarrar nela!
Ora, é lógico...
Mesma escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz”.
FREIRE,
Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. ed. 37.
São Paulo: Paz e Terra. 2008
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