OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA
Segundo
dia de estagio do EJA. Ao chegar à escola me digeri-o para a sala de aula, pois
a professora já estava em sala preparando a atividade e aguardando os alunos
chegarem. Conservei como a professora sobre a aluna que eu tinha acompanhado e
passei algumas observações que tinha feito, foi um momento muito agradável para
mim e para ela, pois é um momento que agente reflete e busca alternativa de
ensino para fazer com que aquele aluno possa progredir no conhecimento.
Assim que os alunos vão chegando eles lancham
para depois começar a atividade que a professora já tinha posto no quadro. Observei
que a professora tinha colocado uma equação para eles resolver. Era uma equação
bastante simples, mas o formato da equação os assustavam. Observar o nervosismo
sobre a atividade, e com a professora não estava em sala eles faziam muitos
comentários referentes à metodologia de trabalho da professora e que ela estava
passando matemática de mais e se ela continuasse com estas atividades eles iriam
parar de vir, fique meio sem jeito de ficar escudando isto e pude concluir que
quando eles são instigados a sair da zona de conforto deles eles ficam muito
nervosos e a primeira coisa que eles falam e de desistir.
Vendo
a dificuldade dos alunos referente ao conteúdo de matemática, busquei aprender
mais sobre as formas didáticas de trabalhar a matéria no EJA.
Segue
link da revista Nova Escola como trabalhar matemática na EJA: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/ampliando-horizontes-eja-matematica-situacoes-didaticas-calculo-mental-conta-armada-518279.shtml
A aluna
que eu iria acompanhar chega à sala, espero ela descansar um pouco e em seguida
solicito a caderno dela para eu iniciar a atividade que a professora solicitou
que eu aplicasse. Era uma atividade com carimbo, em que ela através das imagens
ela deveria por o nome da figura, eu deixe ela bem à-vontade para fazer esta atividade
e solicitei para ela fazer com bastante calma, pois eu não queria quantidade e
sim qualidade e que ela aproveitasse aquele tempo, passei bastante acalma, pois
havia verificado na última vez que estive como ela que ela era bastante
insegura e isto acaba dificultando aprendizagem.
Foi um tempo bastante agradável em que ela
tirou algumas duvidas falou sobre os seus medos e também reclamo da professora
e disse que ela iria desistir, pois os objetivos dela não estavam sento
atingidos. Neste momento acabei fazendo com ela auto se avaliasse e
compreendesse que ela tinha sim aprendido e que para os objetivos ficasse ainda
melhora e se tornasse mais rápido e fácil bastava ela se dedicar e acreditar
mais nela mesmo. Pude ver o sorriso dela neste momento em que ela verificou que
ela está aprendendo.
Este
estágio esta sendo algo muito gratificante para mim, pois estou aprendendo a compreender,
escutar outro e também de ensinar de outra forma, pois cada um dos alunos que
ali esta em algum momento das suas vidas seu sonhos foram interrompido ele
buscam resgatar este sonho interrompido e mudar sua historia.
COMUNICANDO
OS RESULTADOS
A
linguagem matemática pode ser composta por diferentes tipos de registro, sejam
eles orais ou escritos. É importante que os alunos da EJA aprendam a lidar com
essa diversidade para expressar como os números e as operações aparecem no dia
a dia e também para revelar a maneira como pensam e manipulam as informações -
o que ajuda o professor a diagnosticar a aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário