sexta-feira, 3 de junho de 2016

Estágio EJA - 28/04/2016

OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA
Segundo dia de estagio do EJA. Ao chegar à escola me digeri-o para a sala de aula, pois a professora já estava em sala preparando a atividade e aguardando os alunos chegarem. Conservei como a professora sobre a aluna que eu tinha acompanhado e passei algumas observações que tinha feito, foi um momento muito agradável para mim e para ela, pois é um momento que agente reflete e busca alternativa de ensino para fazer com que aquele aluno possa progredir no conhecimento.
 Assim que os alunos vão chegando eles lancham para depois começar a atividade que a professora já tinha posto no quadro. Observei que a professora tinha colocado uma equação para eles resolver. Era uma equação bastante simples, mas o formato da equação os assustavam. Observar o nervosismo sobre a atividade, e com a professora não estava em sala eles faziam muitos comentários referentes à metodologia de trabalho da professora e que ela estava passando matemática de mais e se ela continuasse com estas atividades eles iriam parar de vir, fique meio sem jeito de ficar escudando isto e pude concluir que quando eles são instigados a sair da zona de conforto deles eles ficam muito nervosos e a primeira coisa que eles falam e de desistir.
Vendo a dificuldade dos alunos referente ao conteúdo de matemática, busquei aprender mais sobre as formas didáticas de trabalhar a matéria no EJA.
A aluna que eu iria acompanhar chega à sala, espero ela descansar um pouco e em seguida solicito a caderno dela para eu iniciar a atividade que a professora solicitou que eu aplicasse. Era uma atividade com carimbo, em que ela através das imagens ela deveria por o nome da figura, eu deixe ela bem à-vontade para fazer esta atividade e solicitei para ela fazer com bastante calma, pois eu não queria quantidade e sim qualidade e que ela aproveitasse aquele tempo, passei bastante acalma, pois havia verificado na última vez que estive como ela que ela era bastante insegura e isto acaba dificultando aprendizagem.
 Foi um tempo bastante agradável em que ela tirou algumas duvidas falou sobre os seus medos e também reclamo da professora e disse que ela iria desistir, pois os objetivos dela não estavam sento atingidos. Neste momento acabei fazendo com ela auto se avaliasse e compreendesse que ela tinha sim aprendido e que para os objetivos ficasse ainda melhora e se tornasse mais rápido e fácil bastava ela se dedicar e acreditar mais nela mesmo. Pude ver o sorriso dela neste momento em que ela verificou que ela está aprendendo.
Este estágio esta sendo algo muito gratificante para mim, pois estou aprendendo a compreender, escutar outro e também de ensinar de outra forma, pois cada um dos alunos que ali esta em algum momento das suas vidas seu sonhos foram interrompido ele buscam resgatar este sonho interrompido e mudar sua historia.

COMUNICANDO OS RESULTADOS
A linguagem matemática pode ser composta por diferentes tipos de registro, sejam eles orais ou escritos. É importante que os alunos da EJA aprendam a lidar com essa diversidade para expressar como os números e as operações aparecem no dia a dia e também para revelar a maneira como pensam e manipulam as informações - o que ajuda o professor a diagnosticar a aprendizagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário