sexta-feira, 3 de junho de 2016

Estágio Educação Especial - Estudo de Caso

A FALTA DE INFORMAÇÃO DO PROFESSOR SOBRE O CID DO ALUNO K.A.M
   INTRODUÇÃO

        O presente trabalho apresenta o estudo de caso do aluno K.A.M de sete anos de idade que frequenta  um escola especial da rede municipal de Curitiba. O aluno em estudo chamou minha atenção devido o seu grau deficiência, e mesmo com toda a sua dificuldade demostra compreensão quando a professora esta aplicando o conteúdo didático.
        Com total ausência da fala, o aluno procura se manifestar através de gemidos e emissão de sons, e mesmo sem saber falar é muito alegre e sorridente e demostra compreensão quando falamos com ele.
No momento do estágio a professora me relata que o aluno K.A.M sofre de um doença degenerativa, mas que ela não sabia de fato de qual doença degenerativa ele tinha, ela me relata também que não havia muita perspectiva de progresso sobre o aluno, pois devido a sua doença ele só ira regredir. Esta fala da professora me chama atenção, pois todo o aluno deve ter acesso ao conhecimento independente da sua limitação, mesmo que desenvolvimento dele seja pequeno, por que todas as pessoas têm direito ao conhecimento.
Inicialmente inicie meu estudo de caso verificando as possibilidade de desenvolvimento do aluno K.A.M ,devido a falta de perspectiva que a professora tinha sobre o seu desenvolvimento.  
Ao iniciar meu estudo de caso sobre o aluno K.A.M tive acesso ao seu diagnostico, e através do seu CID 10 G 80.0 ,acabei verificando  que o aluno em estudo não sofria de uma doença degenerativa com a professora mencionou  e sim se tratava de Paralisia cerebral quadriplágica espástica e que a professora estava enganada sobre a doença do aluno.  
Com isso busquei neste estudo de caso compreender melhor o que é uma doença degenerativa e quais são as possibilidades de desenvolvimento que o aluno com Paralisia cerebral quadriplágica espástica.

  RELATO DA HISTORIA DO ALUNO K.A.M

Em conversa com a professora ela me relatou que o aluno K.A.M é de classe media baixa e vive apenas como a mãe e os irmãos, sua mãe é muito simples trabalha de diarista para complementar a renda familiar e que a mãe demostra tristeza ao falar da saúde do filho.
 A mãe relatou para professora que teve uma gestação tranquila, mas no momento do parto houve uma demora no atendimento e com isto acarretou em complicação na hora do parto, logo após o nascimento a criança teve que ser intubada na sala do parto, e horas depois seu quadro evoluiu com crises convulsivas e devido o seu estado de saúde, a criança ficou internado por alguns meses no hospital até sua melhora.
Quando o aluno K.A.M completou 1,2 anos recebeu um laudo médio que está em acompanhamento neurológico por atraso global no desenvolvimento neuropsicomotor secundário á hipóxia peri-natal, fonoaudiologia, neurologia e que necessita de cuidados intensivos de familiares para as atividades de vida diária (dependente). CID 10-G80.0.   
Em todo o momento em que estive observando o aluno K.A.M ele demostra muita alegria em viver, e todas as professora gostam dele e admiram pelo seu esforço para se comunicar e movimentar. Durante as aulas eles demostra muito interesse no conteúdo e sempre fica observando todos os movimentos da professora, ele participa ativamente da aula e faz todas as atividades propostas, mesmo com sua limitação ele consegue participar.
 Em um momento das observações do estagio, observei que quando o aluno K.A.M encontra alguma dificuldade em se movimentar com o braço direto, ele com sua mão esquerda da apoio para o braço direto para continuar fazendo a atividade, demostrando uma grande potencialidades, pois a dificuldade não faz ele parar a atividade, pelo o contrario as dificuldades faz com que ele busque outros meio de se movimentar.
O professor deve estar atento às formas de comunicação do aluno possibilitando assim o desenvolvimento global e suas potencialidades, pois o aluno em estudo K.A.M demostra muitas potencialidade, mas não esta sendo valorizado pela professora devido a falta de conhecimento sobre a doença que o aluno de fato tem que e Paralisia Cerebral.

PARALISIA CEREBRAL 

Paralisia Cerebral são os resultados de dano cerebral, que leva à incapacidade, dificuldade e o descontrole de músculos e de alguns movimentos do corpo. O termo cerebral quer dizer que a área afetada é o cérebro (Sistema Nervoso Central). Já a palavra Paralisia se refere ao dano no sistema nervoso central com as consequências afetando os músculos e a coordenação motora.
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a paralisia cerebral ocorre na primeira infância, onde o cérebro está em plena maturação, porém muitos autores discutem essa idade-limite (TABITH, 1980).
As causas da Paralisia Cerebral podem ocorrer:
·         Antes do parto (pré-natais);
Uso de drogas, álcool ou medicamentos; ameaças de aborto; exposições a raios-x; doenças infecciosas (rubéola, sífilis); mãe diabética ou hipertensa.
·         Durante o parto (perinatais);
Falta de oxigênio no cérebro, ocasionando lesões nos neurônios (fato ocasionado muitas vezes por negligência médica); partos muito longos ou prematuros; uso incorreto do fórceps; hemorragia cerebral causada por estreitamento da bacia (TAVARES FILHO, 2005).
·         Após o parto. (pós-natais)
Infecções (Meningites, Encefalites); Traumatismo craniano; Acidente cérebro-vascular; asfixia; ingestão de veneno; insuficiência/parada respiratória; inflamações ou abscessos no cérebro.
               Principais variações e tipos de Paralisia Cerebral:
Pessoas afetadas pela Paralisia Cerebral podem apresentar diversas variações dessa deficiência. De acordo com Tabaquim (1996), os tipos mais freqüentes são:
·         Espasticidade, caracterizada por um aumento do tônus muscular com limitação da capacidade de relaxamento muscular da região envolvida.
·         Atetose, caracterizada pela presença de movimentos e posturas involuntários. Os sintomas podem piorar em situações de tensão emocional e podem ir embora durante o sono.
·         Ataxia, caracterizada pela perturbação da coordenação e do equilíbrio.

A tabela abaixo ira mostrar as classificação da paralisia cerebral, segundo MINEAR (1956), com tipos de disfunções motoras e topografia dos prejuízos.
Tipo
Disfunção Motora
Topografia
1
Espático
- Diplegia
- Quadriplegia
- Hemiplegia
- Dupla hemiplegia
- comprometimento maior dos membros inferiores;
- prejuízo equivalente aos quatro membros;
- comprometimento de um domínio corporal;
- membros superiores mais comprometidos.
2
Deiscinética
- Hipercinética ou Coreoatetóide
- Distônica
- movimento involuntário com presença de movimentação associada;
- tônus muscular variável induzido por movimentos voluntários.
3
Atáxica
- Dissinergia
- tremor intencional;
- dificuldades na manutenção do equilíbrio.
4
Mista
-Quadros associados
- predomínio do prejuízo motor com a presença de outras alterações
Fonte: TABAQUIM, 1996
Com isto podemos verificar que ao aluno em estudo tem um comprometimento no tônus muscular dos quatro membros, e não uma doença degenerativa, por que a doença degenerativa são aquela que altera o funcionamento normal de uma célula, tecido ou órgão. Que acabam provocam a degeneração de todo o organismo, envolvendo vasos sanguíneos, tecidos, ossos, visão, órgãos internos e cérebro. O excesso de peso, uma alimentação não saudável e uma vida sedentária são fatores que predispõe o aparecimento de doenças degenerativas.
 As principais doenças degenerativas são: Arteriosclerose, Mal de Alzheimer, reumatismo, esclerose múltipla, artrite deformante, artrose, entre outras.

CONCLUSÃO

Como vimos há vários graus de paralisia, mas nem com um quadro degenerativo, com isto podemos concluir que o aluno K.A.M em estudo não sofre de uma doença degenerativa e sim de Paralisia cerebral quadriplágica espástica, pois o aluno apresenta todas as caraterística de uma criança Paralisia cerebral quadriplágica espástica que em sua principal característica é  comprometimento no tônus muscular dos quatro membros do corpo.
Podemos compreender também que as crianças com paralisia cerebral possuem habilidades suficientes para ser alfabetizadas, mas pode não ter a mesma habilidade e coordenação para a escrita.
As crianças com paralisia cerebral possuem um tempo de resposta diferente do nosso e preciso estar atenta a um sorriso e os movimentos corporais, para poder estimular e ajudar a criança desenvolver todos os seus potenciais.
Com isto concluo que o aluno em estudo K.A.M tem todas as potencialidades para se desenvolver, o que falta para o aluno é o conhecimento da professora referente ao seu CID para poder desenvolver suas habilidades.


REFERÊNCIAS

BOBATH, K.- Desenvolvimento motor nos diferentes tipos de paralisia cerebral. São Paulo, Editora Manole, 1978. 123p.

LIMA, César Luiz Andrade, FONSECA, Luiz Fernando; Paralisia Cerebral, 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 2004.

TABAQUIM, Maria de Lourdes Merighi. Paralisia Cerebral: ensino de leitura e escrita. Bauru: EDUSC, 1996. p. 23-33.

TAVARES FILHO, Thomé Eliziário. Marginalidade e Inclusão Escolar. Rio de Janeiro: FEUFF, 2005.
  

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