A FALTA DE INFORMAÇÃO DO PROFESSOR SOBRE O CID DO
ALUNO K.A.M
INTRODUÇÃO
O
presente trabalho apresenta o estudo de caso do aluno K.A.M de sete anos de
idade que frequenta um escola especial da
rede municipal de Curitiba. O aluno em estudo chamou minha atenção devido o seu
grau deficiência, e mesmo com toda a sua dificuldade demostra compreensão quando
a professora esta aplicando o conteúdo didático.
Com
total ausência da fala, o aluno procura se manifestar através de gemidos e
emissão de sons, e mesmo sem saber falar é muito alegre e sorridente e demostra
compreensão quando falamos com ele.
No
momento do estágio a professora me relata que o aluno K.A.M sofre de um doença degenerativa,
mas que ela não sabia de fato de qual doença degenerativa ele tinha, ela me
relata também que não havia muita perspectiva de progresso sobre o aluno, pois devido
a sua doença ele só ira regredir. Esta fala da professora me chama atenção, pois
todo o aluno deve ter acesso ao conhecimento independente da sua limitação,
mesmo que desenvolvimento dele seja pequeno, por que todas as pessoas têm
direito ao conhecimento.
Inicialmente
inicie meu estudo de caso verificando as possibilidade de desenvolvimento do
aluno K.A.M ,devido a falta de perspectiva que a professora tinha sobre o seu
desenvolvimento.
Ao iniciar
meu estudo de caso sobre o aluno K.A.M tive acesso ao seu diagnostico, e
através do seu CID 10 G 80.0 ,acabei verificando que o aluno em estudo não sofria de uma
doença degenerativa com a professora mencionou e sim se tratava de Paralisia cerebral
quadriplágica espástica e que a professora estava enganada sobre a doença do
aluno.
Com isso
busquei neste estudo de caso compreender melhor o que é uma doença degenerativa
e quais são as possibilidades de desenvolvimento que o aluno com Paralisia
cerebral quadriplágica espástica.
RELATO DA
HISTORIA DO ALUNO K.A.M
Em
conversa com a professora ela me relatou que o aluno K.A.M é de classe media
baixa e vive apenas como a mãe e os irmãos, sua mãe é muito simples trabalha de
diarista para complementar a renda familiar e que a mãe demostra tristeza ao
falar da saúde do filho.
A mãe relatou para professora que teve uma
gestação tranquila, mas no momento do parto houve uma demora no atendimento e
com isto acarretou em complicação na hora do parto, logo após o nascimento a
criança teve que ser intubada na sala do parto, e horas depois seu quadro
evoluiu com crises convulsivas e devido o seu estado de saúde, a criança ficou
internado por alguns meses no hospital até sua melhora.
Quando o
aluno K.A.M completou 1,2 anos recebeu um laudo médio que está em
acompanhamento neurológico por atraso global no desenvolvimento neuropsicomotor
secundário á hipóxia peri-natal, fonoaudiologia, neurologia e que necessita de
cuidados intensivos de familiares para as atividades de vida diária
(dependente). CID 10-G80.0.
Em todo o
momento em que estive observando o aluno K.A.M ele demostra muita alegria em
viver, e todas as professora gostam dele e admiram pelo seu esforço para se
comunicar e movimentar. Durante as aulas eles demostra muito interesse no
conteúdo e sempre fica observando todos os movimentos da professora, ele
participa ativamente da aula e faz todas as atividades propostas, mesmo com sua
limitação ele consegue participar.
Em um momento das observações do estagio,
observei que quando o aluno K.A.M encontra alguma dificuldade em se movimentar
com o braço direto, ele com sua mão esquerda da apoio para o braço direto para
continuar fazendo a atividade, demostrando uma grande potencialidades, pois a
dificuldade não faz ele parar a atividade, pelo o contrario as dificuldades faz
com que ele busque outros meio de se movimentar.
O
professor deve estar atento às formas de comunicação do aluno possibilitando
assim o desenvolvimento global e suas potencialidades, pois o aluno em estudo
K.A.M demostra muitas potencialidade, mas não esta sendo valorizado pela
professora devido a falta de conhecimento sobre a doença que o aluno de fato
tem que e Paralisia Cerebral.
PARALISIA CEREBRAL
Paralisia
Cerebral são os resultados de dano cerebral, que leva à incapacidade,
dificuldade e o descontrole de músculos e de alguns movimentos do corpo. O
termo cerebral quer dizer que a área afetada é o cérebro (Sistema Nervoso
Central). Já a palavra Paralisia se refere ao dano no sistema nervoso central
com as consequências afetando os músculos e a coordenação motora.
Para a
Organização Mundial de Saúde (OMS), a paralisia cerebral ocorre na primeira
infância, onde o cérebro está em plena maturação, porém muitos autores discutem
essa idade-limite (TABITH, 1980).
As causas da Paralisia Cerebral podem ocorrer:
·
Antes do parto (pré-natais);
Uso de drogas, álcool ou medicamentos; ameaças de
aborto; exposições a raios-x; doenças infecciosas (rubéola, sífilis); mãe
diabética ou hipertensa.
·
Durante o parto (perinatais);
Falta de oxigênio no cérebro, ocasionando lesões
nos neurônios (fato ocasionado muitas vezes por negligência médica); partos
muito longos ou prematuros; uso incorreto do fórceps; hemorragia cerebral
causada por estreitamento da bacia (TAVARES FILHO, 2005).
·
Após o parto. (pós-natais)
Infecções (Meningites, Encefalites); Traumatismo
craniano; Acidente cérebro-vascular; asfixia; ingestão de veneno;
insuficiência/parada respiratória; inflamações ou abscessos no cérebro.
Principais
variações e tipos de Paralisia Cerebral:
Pessoas
afetadas pela Paralisia Cerebral podem apresentar diversas variações dessa
deficiência. De acordo com Tabaquim (1996), os tipos mais freqüentes são:
·
Espasticidade, caracterizada por um aumento do
tônus muscular com limitação da capacidade de relaxamento muscular da região
envolvida.
·
Atetose, caracterizada pela presença de movimentos
e posturas involuntários. Os sintomas podem piorar em situações de tensão
emocional e podem ir embora durante o sono.
·
Ataxia, caracterizada pela perturbação da coordenação
e do equilíbrio.
A tabela abaixo ira mostrar as classificação da
paralisia cerebral, segundo MINEAR (1956), com tipos de disfunções motoras e
topografia dos prejuízos.
N°
|
Tipo
|
Disfunção Motora
|
Topografia
|
1
|
Espático
|
- Diplegia
- Quadriplegia
- Hemiplegia
- Dupla
hemiplegia
|
- comprometimento
maior dos membros inferiores;
- prejuízo
equivalente aos quatro membros;
- comprometimento
de um domínio corporal;
- membros
superiores mais comprometidos.
|
2
|
Deiscinética
|
- Hipercinética
ou Coreoatetóide
- Distônica
|
- movimento
involuntário com presença de movimentação associada;
- tônus muscular
variável induzido por movimentos voluntários.
|
3
|
Atáxica
|
- Dissinergia
|
- tremor
intencional;
- dificuldades na
manutenção do equilíbrio.
|
4
|
Mista
|
-Quadros associados
|
- predomínio do
prejuízo motor com a presença de outras alterações
|
Fonte:
TABAQUIM, 1996
Com isto
podemos verificar que ao aluno em estudo tem um comprometimento no tônus muscular
dos quatro membros, e não uma doença degenerativa, por que a doença
degenerativa são aquela que altera o funcionamento normal de uma célula, tecido
ou órgão. Que acabam provocam a degeneração de todo o organismo, envolvendo
vasos sanguíneos, tecidos, ossos, visão, órgãos internos e cérebro. O excesso
de peso, uma alimentação não saudável e uma vida sedentária são fatores que
predispõe o aparecimento de doenças degenerativas.
As principais doenças degenerativas são:
Arteriosclerose, Mal de Alzheimer, reumatismo, esclerose múltipla, artrite
deformante, artrose, entre outras.
CONCLUSÃO
Como
vimos há vários graus de paralisia, mas nem com um quadro degenerativo, com
isto podemos concluir que o aluno K.A.M em estudo não sofre de uma doença
degenerativa e sim de Paralisia cerebral quadriplágica espástica, pois o aluno apresenta
todas as caraterística de uma criança Paralisia cerebral quadriplágica
espástica que em sua principal característica é comprometimento no tônus muscular dos quatro
membros do corpo.
Podemos
compreender também que as crianças com paralisia cerebral possuem habilidades
suficientes para ser alfabetizadas, mas pode não ter a mesma habilidade e coordenação
para a escrita.
As
crianças com paralisia cerebral possuem um tempo de resposta diferente do nosso
e preciso estar atenta a um sorriso e os movimentos corporais, para poder
estimular e ajudar a criança desenvolver todos os seus potenciais.
Com isto
concluo que o aluno em estudo K.A.M tem todas as potencialidades para se
desenvolver, o que falta para o aluno é o conhecimento da professora referente
ao seu CID para poder desenvolver suas habilidades.
REFERÊNCIAS
BOBATH, K.- Desenvolvimento motor nos diferentes tipos de paralisia
cerebral. São Paulo, Editora Manole, 1978. 123p.
LIMA, César Luiz Andrade,
FONSECA, Luiz Fernando; Paralisia
Cerebral, 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 2004.
TABAQUIM, Maria de Lourdes
Merighi. Paralisia Cerebral: ensino de
leitura e escrita. Bauru: EDUSC, 1996. p. 23-33.
TAVARES FILHO, Thomé Eliziário. Marginalidade e Inclusão Escolar. Rio
de Janeiro: FEUFF, 2005.
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