Caracterização do Espaço
pedagógico
1.1
Organização Geral
1.1.1
Identificação da Unidade Escolar
E.M.E.E.H.W.A
·
Entidade Mantenedora
Prefeitura Municipal de
Curitiba
·
Município/ Estado
Curitiba / Paraná
1.1.2 Caracterização da Estrutura Funcional da Escola
1.1.2 Caracterização da Estrutura Funcional da Escola
·
Níveis de Ensino e Modalidades
Educação Infantil, Escolaridade e Empregabilidade
·
Horário de funcionamento da escola
7:30 às 11:30 e 13:00 às
17:00h
1.1.3
Caracterização
da Clientela Escolar
·
Perfil dos alunos e família
A maioria dos educandos
reside na região sul de Curitiba, nos bairros: Alto Boqueirão, Boqueirão e
Sítio Cercado. Uma porcentagem menor é proveniente das demais regiões de
Curitiba e Região metropolitana, mas especificamente São José dos Pinhais,
Quatro Barras e Araucária.
As famílias moram em
residência própria, são compostas por 4 a 5 pessoas, em sua maioria mães e
filhos, percebendo-se a ausência da figura paterna na constituição das mesmas.
A renda familiar não
ultrapassa dois salários mínimos, sendo o Benefício de Prestação Continuada
muitas a única fonte de renda dos familiares. Mesmo assim ainda temos mais de
50% dos educandos que não recebem este benefício do governo.
O nível de escolarização dos
pais refere-se ao ensino fundamental incompleto, principalmente de 1 a 4 série.
Significativa parcela dos
nossos educandos no período contra-turno estão inclusos na Educação Infantil,
Ensino Fundamental ou EJA. Os demais ficam sob cuidados maternos.
1.1.4
Articulação
da Instituição com a comunidade
·
Caracterização da comunidade (comunidade
externa, comércio, outras instituições escolares, entre outros)
Em seu entorno, vivem 11.868
pessoas (2,73% do total da população do bairro), sendo 28,11% crianças e jovens
de 0 a 14 anos; 20,62% pessoas com idade entre 15 e 24 anos; 44,78% adultos com
idade entre 25 a 59 anos; e 6,49% pessoas com 60 anos ou mais.
E 98,84 % dos domicílios
existe abastecimento adequado de água, em 99,29% coleta adequada de lixo e
93,73% dos domicílios estão ligados a rede geral de esgoto ou fossa séptica.
Mais de 55% do total dos
responsáveis pelos domicílios tem rendimento mensal de até 3 salários mínimos
(incluídos neste percentual ou sem rendimento que perfazem 8,95% do total).
Aproximadamente 4% da
população residente no entorno da escola e com idade acima de 10 anos não é
alfabetizada; e 15,43% dos responsáveis pelos domicílios não tem instrução ou
tem menos de 3 anos de estudos.
Salienta-se, contudo, que a
Escola normalmente atende um público que o ultrapassa os limites do bairro.
Os educandos atendidos
apresentam necessidades educacionais especiais e requerem atenção
individualizada nas atividades de vida autônoma e social, recurso, ajuda e
apoio intensos e contínuos, bem como adaptações curriculares tão significativos
que a escola comum não consiga prover. Esse atendimento é complementado, sempre
que necessário e de maneira articulada, por serviços das áreas da Saúde,
Trabalho e Assistência Social.
De acordo com a Resolução
CNE/CEB n 02/2001:
Art. 3 Por educação
especial, modalidade de educação escolar, entende-se um processo educacional
definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços
educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar,
complementar, suplementar e, em alguns casos substituir os serviços
educacionais comuns, de modo a garantir a educação escolar e promover o
desenvolvimento das potencialidades dos educandos que apresentam necessidades
educacionais especiais, em todas as etapas e modalidades da educação básica.
Parágrafo único. Os sistemas
de ensino devem constituir e fazer funcionar um setor responsável pela educação
especial, dotada de recursos humanos, materiais e financeiros que viabilizem e
dêem sustentação ao processo de construção da educação inclusiva.
A proposta pedagógica desta
escola visa o atendimento exclusivo aos educandos com deficiência mental. De
acordo com a Associação Americana de retardo mental define-se como limitações
significativas no funcionamento intelectual da pessoa e no seu comportamento
adaptativo – habilidades práticas, sociais e conceituais.
Na sua maioria os alunos do
Programa de Educação Infantil e Programa Educacional Natural Funcional utilizam
como transporte escolar o SITES. Os alunos do Programa de Educação para o
Trabalho e Convivência Social que são
mais comprometidos também fazem o uso do SITES, os demais são incentivados pela
escola a fazerem o uso do transporte coletivo, utilizando a carteirinha de
isenção tarifária, pois já apresentam bom nível de autonomia e independência
que favorece a sua locomoção.
O trabalho de alimentação
faz parte do conteúdo de atividades de vida diária, realizado dentro das
atividades pedagógicas da Escola Especial, portanto os alunos recebem
alimentação na escola (lanche e almoço), apesar da escola não oferecer o regime
integral.
No início do ano letivo
todos os alunos recebem a agenda escolar graças á colaboração de comerciantes
locais e contribuições voluntárias de algumas famílias (APPF). O objetivo
principal é viabilizar a comunicação entre a escola e famílias diariamente,
tendo em vista a dificuldade de comunicação via telefone, dinâmica familiar que
dificulta a vinda até a escola e privação econômica para a locomoção até a
escola. Constando o calendário escolar e as normas da escola.
·
Convênio com entidades / empresas
Escola de rede pública.
·
Atendimentos especializados na Instituição
Funções dos profissionais do
ambulatório de saúde: Psicologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Serviço
Social. Os atendimentos médicos na sua maioria são realizados através do
Sistema Único de Saúde. Atualmente a escola tem em suas dependências o
ambulatório de saúde, que atende exclusivamente aos alunos da escola, porém a
demanda para os atendimentos é grande e neste momento estão sendo priorizados os
casos mais emergentes. A maioria dos alunos necessita de atendimento
fonoaudiológico e o ambulatório de saúde da escola não têm em seu quadro este
profissional. Os responsáveis recorrem às unidades de saúde, os nomes ficam em
lista de espera sem previsão para o chamamento. Quando ocorre, muitas vezes a
terapia é grupal, o que não atende a real necessidade dos educandos.
1.2
PROPOSTA
PEDAGÓGICA DA ESCOLA
1.2.1 Organização Curricular
da Modalidade Estagiada
·
Disciplinas, Atividades Complementares,
Projetos especiais
Educação
Infantil:
Disciplinas: Aprendizagem
relacionadas as áreas de Identidade, Relações Sociais e Naturais, Linguagens e
Pensamento Lógico-Matemático.
Atividades Complementares:
Trabalho de AVD( atividades de vida diária) e ainda, encaixar, empilhar,
manipular objetos recolher, chutar, puxar, empurrar, bater, correr, cantar,
ouvir música, histórias, cantigas, dramatizar, rabiscar, pintar entre outros.
Projetos Especiais: Não
consta no P.P.P.
Escolaridade:
Disciplina: Português, Matemática, Ciências, História,
Geografia, Ensino de Arte, Ensino Religioso e Educação Física.
Atividades Complementares: Música, Dança e Teatro
Projetos Especiais: Não
consta no P.P.P.
Empregabilidade:
Disciplina:
Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Ensino de Arte, Ensino
Religioso e Educação Física.
Atividades Complementares: Oficina Ocupacional, Oficina
Artesanato, Oficina Artesanato em madeira, Oficina Cartonagem, Oficina
Confecção Artesanal, Oficina Cozinha Experimental e Oficina de Produção.
Projetos Especiais: Não consta no P.P.P.
1.2.2
Objetivos da Proposta Pedagógica
·
Definidos para a modalidade estagiada
Educação Infantil
Os objetivos estão organizados numa perspectiva que
considera o processo de formação humana, trazendo propostas diversas vivências
e experiências lúdicas as crianças, de modo que possam estabelecer relações e
construir conhecimentos fundamentais a sua formação pessoal e social. Nesse
sentido destaca-se o brincar como fio condutor da Educação Infantil, como
espaço privilegiado de interação e de elaboração de conhecimentos pelas
crianças.
Escolaridade
Não consta no P.P.P.
Empregabilidade
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