sexta-feira, 3 de junho de 2016

ESTÁGIO EDUCAÇÃO ESPECIAL - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 24/03/2016

Caracterização do Espaço pedagógico

1.1 Organização Geral
1.1.1 Identificação da Unidade Escolar
E.M.E.E.H.W.A
·                    Entidade Mantenedora
Prefeitura Municipal de Curitiba
·                    Município/ Estado
Curitiba / Paraná


1.1.2 Caracterização da Estrutura Funcional da Escola
·                    Níveis de Ensino e Modalidades

Educação Infantil, Escolaridade e Empregabilidade

·                    Horário de funcionamento da escola
7:30 às 11:30 e 13:00 às 17:00h
1.1.3    Caracterização da Clientela Escolar

·                    Perfil dos alunos e família
A maioria dos educandos reside na região sul de Curitiba, nos bairros: Alto Boqueirão, Boqueirão e Sítio Cercado. Uma porcentagem menor é proveniente das demais regiões de Curitiba e Região metropolitana, mas especificamente São José dos Pinhais, Quatro Barras e Araucária.
As famílias moram em residência própria, são compostas por 4 a 5 pessoas, em sua maioria mães e filhos, percebendo-se a ausência da figura paterna na constituição das mesmas.
A renda familiar não ultrapassa dois salários mínimos, sendo o Benefício de Prestação Continuada muitas a única fonte de renda dos familiares. Mesmo assim ainda temos mais de 50% dos educandos que não recebem este benefício do governo.
O nível de escolarização dos pais refere-se ao ensino fundamental incompleto, principalmente de 1 a 4 série.
Significativa parcela dos nossos educandos no período contra-turno estão inclusos na Educação Infantil, Ensino Fundamental ou EJA. Os demais ficam sob cuidados maternos.
1.1.4    Articulação da Instituição com a comunidade

·                    Caracterização da comunidade (comunidade externa, comércio, outras instituições escolares, entre outros)
Em seu entorno, vivem 11.868 pessoas (2,73% do total da população do bairro), sendo 28,11% crianças e jovens de 0 a 14 anos; 20,62% pessoas com idade entre 15 e 24 anos; 44,78% adultos com idade entre 25 a 59 anos; e 6,49% pessoas com 60 anos ou mais.
E 98,84 % dos domicílios existe abastecimento adequado de água, em 99,29% coleta adequada de lixo e 93,73% dos domicílios estão ligados a rede geral de esgoto ou fossa séptica.
Mais de 55% do total dos responsáveis pelos domicílios tem rendimento mensal de até 3 salários mínimos (incluídos neste percentual ou sem rendimento que perfazem 8,95% do total).
Aproximadamente 4% da população residente no entorno da escola e com idade acima de 10 anos não é alfabetizada; e 15,43% dos responsáveis pelos domicílios não tem instrução ou tem menos de 3 anos de estudos.
Salienta-se, contudo, que a Escola normalmente atende um público que o ultrapassa os limites do bairro.
Os educandos atendidos apresentam necessidades educacionais especiais e requerem atenção individualizada nas atividades de vida autônoma e social, recurso, ajuda e apoio intensos e contínuos, bem como adaptações curriculares tão significativos que a escola comum não consiga prover. Esse atendimento é complementado, sempre que necessário e de maneira articulada, por serviços das áreas da Saúde, Trabalho e Assistência Social.
De acordo com a Resolução CNE/CEB n 02/2001:
Art. 3 Por educação especial, modalidade de educação escolar, entende-se um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar, suplementar e, em alguns casos substituir os serviços educacionais comuns, de modo a garantir a educação escolar e promover o desenvolvimento das potencialidades dos educandos que apresentam necessidades educacionais especiais, em todas as etapas e modalidades da educação básica.
Parágrafo único. Os sistemas de ensino devem constituir e fazer funcionar um setor responsável pela educação especial, dotada de recursos humanos, materiais e financeiros que viabilizem e dêem sustentação ao processo de construção da educação inclusiva. 
A proposta pedagógica desta escola visa o atendimento exclusivo aos educandos com deficiência mental. De acordo com a Associação Americana de retardo mental define-se como limitações significativas no funcionamento intelectual da pessoa e no seu comportamento adaptativo – habilidades práticas, sociais e conceituais.
Na sua maioria os alunos do Programa de Educação Infantil e Programa Educacional Natural Funcional utilizam como transporte escolar o SITES. Os alunos do Programa de Educação para o Trabalho  e Convivência Social que são mais comprometidos também fazem o uso do SITES, os demais são incentivados pela escola a fazerem o uso do transporte coletivo, utilizando a carteirinha de isenção tarifária, pois já apresentam bom nível de autonomia e independência que favorece a sua locomoção.
O trabalho de alimentação faz parte do conteúdo de atividades de vida diária, realizado dentro das atividades pedagógicas da Escola Especial, portanto os alunos recebem alimentação na escola (lanche e almoço), apesar da escola não oferecer o regime integral.
No início do ano letivo todos os alunos recebem a agenda escolar graças á colaboração de comerciantes locais e contribuições voluntárias de algumas famílias (APPF). O objetivo principal é viabilizar a comunicação entre a escola e famílias diariamente, tendo em vista a dificuldade de comunicação via telefone, dinâmica familiar que dificulta a vinda até a escola e privação econômica para a locomoção até a escola. Constando o calendário escolar e as normas da escola.

·                    Convênio com entidades / empresas
Escola de rede pública.

·                    Atendimentos especializados na Instituição

Funções dos profissionais do ambulatório de saúde: Psicologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Serviço Social. Os atendimentos médicos na sua maioria são realizados através do Sistema Único de Saúde. Atualmente a escola tem em suas dependências o ambulatório de saúde, que atende exclusivamente aos alunos da escola, porém a demanda para os atendimentos é grande e neste momento estão sendo priorizados os casos mais emergentes. A maioria dos alunos necessita de atendimento fonoaudiológico e o ambulatório de saúde da escola não têm em seu quadro este profissional. Os responsáveis recorrem às unidades de saúde, os nomes ficam em lista de espera sem previsão para o chamamento. Quando ocorre, muitas vezes a terapia é grupal, o que não atende a real necessidade dos educandos.

1.2         PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA

1.2.1 Organização Curricular da Modalidade Estagiada
·                    Disciplinas, Atividades Complementares, Projetos especiais

Educação Infantil:
Disciplinas: Aprendizagem relacionadas as áreas de Identidade, Relações Sociais e Naturais, Linguagens e Pensamento Lógico-Matemático.
Atividades Complementares: Trabalho de AVD( atividades de vida diária) e ainda, encaixar, empilhar, manipular objetos recolher, chutar, puxar, empurrar, bater, correr, cantar, ouvir música, histórias, cantigas, dramatizar, rabiscar, pintar entre outros.
Projetos Especiais: Não consta no P.P.P.
Escolaridade:
            Disciplina: Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Ensino de Arte, Ensino Religioso e Educação Física.
            Atividades Complementares: Música, Dança e Teatro
Projetos Especiais: Não consta no P.P.P.
Empregabilidade:
            Disciplina: Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Ensino de Arte, Ensino Religioso e Educação Física.
            Atividades Complementares: Oficina Ocupacional, Oficina Artesanato, Oficina Artesanato em madeira, Oficina Cartonagem, Oficina Confecção Artesanal, Oficina Cozinha Experimental e Oficina de Produção. 
            Projetos Especiais: Não consta no P.P.P.

1.2.2 Objetivos da Proposta Pedagógica
·                    Definidos para a modalidade estagiada

Educação Infantil
            Os objetivos estão organizados numa perspectiva que considera o processo de formação humana, trazendo propostas diversas vivências e experiências lúdicas as crianças, de modo que possam estabelecer relações e construir conhecimentos fundamentais a sua formação pessoal e social. Nesse sentido destaca-se o brincar como fio condutor da Educação Infantil, como espaço privilegiado de interação e de elaboração de conhecimentos pelas crianças.

Escolaridade
            Não consta no P.P.P.
Empregabilidade
           Prepara para o mercado de trabalho.














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