OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA
Terceiro
dia de estagio na EJA, este dia foi bastante agradável pude conversar com a
professora antes dos alunos chegarem, e ficar sabendo sobre uma homenagear que
ela esta planejando para os seus alunas que são mães ela me disse que planeja
de passar um filme para eles assistirem e fazer uma noite do chá um momento de
descontração e também de valorizar os esforços das suas alunas que são mães.
Neste momento me coloquei a disposição para ajudar ela organizar este dia.
Os
alunos começam a chegar para aula, eles como todo dia chegam e lancham e
conversão um pouco antes de iniciar a aula. Naquele dia todos iriam fazer a
mesma atividade até a aluna que eu estava acompanhado na sala, a professora
iria trabalhar com eles o gênero textual poema, ela escreveu um poema no quadro
que se chama “Mães Diferentes” o nome da autora do poema é Isabel Cristina
Silveira Soares. Este poema aborda os
diferentes tipos de mães e também valoriza a educação e amor das outras pessoas
que assume este papel de mãe como avós, tias, madrinhas e madrastas.
A
professora solicita que os alunos copiasse no caderno o poema e assim que todos
eles acabam ela lê o poema explicar o formato de um poema que ele tem verso e
estrofe e faz uma leitura com eles e em seguida e depois uma leitura em grupo e
para finalizar uma leitura individual em voz alta. Neste momento pude verificar
o nervosismo deles em ler sozinho mais a professora é muito atenciosa e os
incentiva a treinarem a leitura e que aquilo não era para envergonha-los mais
para praticar a leitura, todos eles fazem sua leitura alguns quase se
dificuldade e outros com bastante dificuldade mais nem um se recusa de ler
poema. Em seguida a professora passa sete atividades relacionadas ao poema e eles
fazem as atividades com bastante calma e dedicação e quase não apresentam
dificultes.
Pude
aprender neste dia que para trabalhar no EJA precisa ter bastante calma e amor,
pois eles são muito inseguros e precisa que a professora esteja todo o momento
incentivando e estimulando os alunos e acima de tudo respeitando a diferença de
cada um, mas EJA é um trabalho extremamente gratificante, pois você faz o sonho
deles o seu que é de conhecer e de entender o mundo que o cerca.
O ponto de partida de qualquer trabalho pedagógico
deve ser a emoção. Como vimos, a emoção do aprendente apropria-se do que será
apreendido e, desta forma, o afeto atua no início do processo de aprendizagem
para canalizar a atenção e no final para ajudar a memória no resgate das
informações. (CUNHA, 2008, p. 44).
Segue
um link sobre: A importância da auto-estima na educação de jovens e adultos. http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-da-auto-estima-na-educacao-de-jovens-e-adultos/125185/#ixzz4ANbSncko
Nenhum comentário:
Postar um comentário